Arquiteto: conheça o perfil desse profissional

Arquiteto: conheça o perfil desse profissional
19 de março de 2018 Belas Artes

arquiteto

Você já cogitou fazer vestibular para arquitetura e urbanismo, mas não está 100% convicto da sua decisão? Talvez conhecer o perfil profissional do arquiteto pode esclarecer algumas dúvidas e ajudar na sua decisão.

Como em toda profissão, ter algumas aptidões ou gostar de algumas atividades que são desenvolvidas pela área são fatores fundamentais para seguir na carreira. Trabalhar com arquitetura e urbanismo não vai ser diferente. Ser arquiteto também demanda certas aptidões e conhecimentos que formam o perfil desse profissional.

Mas, segura essa emoção só por um momento porque você precisa saber de algo importante: não ter alguma característica que qualifique o perfil profissional de um arquiteto não quer dizer necessariamente que você não possa se tornar um arquiteto, ok? Não se desespere ao ver alguma habilidade descrita que não tenha nada a ver com você. Se ser arquiteto é um dos seus objetivos, não vai ser uma possível falta de dom que vai atrapalhar seu caminho. Encare essas informações como um alerta de pontos que você precisa desenvolver para ser um excelente arquiteto, tudo bem? Então, vamos lá.

Versatilidade

Uma das grandes características do perfil profissional do arquiteto é a versatilidade. Uma das vantagens e das maravilhas da arquitetura e urbanismo é alinhar as ciências exatas com as ciências humanas. E acredite, isso é um diferencial incrível.

Saber lidar bem com os números e ainda ter todo um conhecimento e uma formação voltada para a área de humanas e atenção às necessidades das pessoas é uma habilidade admirável.

Além da versatilidade intelectual, de trabalhar com números, mas ter toda uma formação humana, um background histórico e cultural para levar em consideração, o arquiteto pode trabalhar em uma variedade de oportunidades. Da reestruturação de espaços já criados à completa criação de condomínios ultra high-tech, o arquiteto tem a capacidade de atuar.

arquiteto

O arquiteto sabe gerenciar expectativas

Outro destaque para o perfil profissional do arquiteto é saber gerenciar expectativas. Um dos desafios que o arquiteto mais vive é alinhar expectativas diante da realidade. Pode acontecer de um cliente pedir um projeto muito mirabolante, pedindo algo muito diferente e que para ele é totalmente indispensável, mas na hora em que você for executar conclui-se que é inviável tecnicamente ou economicamente, ou até mesmo incompatível com as práticas adotadas pelo mercado.

Saber lidar com essas situações, orientar o cliente das melhores soluções técnicas possíveis dentro das suas expectativas é uma característica muito demandada do arquiteto.

Visão ampliada

Também faz parte do perfil profissional do arquiteto ter uma visão ampliada, uma visão geral não só do projeto, mas de todos os fatores que estão ao redor. Ou seja, o arquiteto precisa ter um pensamento difuso e expandido, olhando não só para o projeto em si, mas para todo o contexto em volta, prezando pela sustentabilidade do meio, do projeto, dos recursos a serem utilizados e dos investimentos a serem feitos.

É fundamental que o arquiteto consiga alinhar todos os fatores acima na execução de um projeto, levando ainda em consideração a sua criatividade e diferenciação do trabalho, tornando-o único e especial para o cliente.

Deu para conhecer algumas características fundamentais do arquiteto? Ficou mais animado em fazer arquitetura e urbanismo? Compartilhe conosco o que mais você acha que um arquiteto deve ter.

Restou alguma dúvida? Compartilhe conosco! Estamos aqui para ajudá-lo na sua decisão.

Top