Quanto custa uma faculdade de jornalismo?

Quanto custa uma faculdade de jornalismo?
16 de março de 2018 Belas Artes

faculdade de jornalismo

O curso de jornalismo é onde os estudantes aprenderão a compreender a comunicação de uma forma geral. A entender nuances em uma frase — falada ou escrita — e atribuir sentidos a elas. Por isso, é a faculdade ideal para quem gosta de se comunicar, de ler, de escrever e, principalmente, de entender o que acontece na sociedade a qual pertence e no mundo.

Você faz parte desse seleto grupo de pessoas? Já pensou em qual área do jornalismo gostaria de se especializar?

Mas antes mesmo que essas perguntas cheguem à sua cabeça, existem algumas outras que são tão importantes quanto. Por exemplo, qual é a melhor faculdade de jornalismo para cursar e quanto custa esse curso.

Para te ajudar a solucionar todas essas dúvidas, preparamos um texto completo. Veja agora tudo o que você sempre quis saber sobre a faculdade de jornalismo!

O que eu vou aprender na faculdade de jornalismo?

Como dissemos, gostar de ler e escrever é um ponto fundamental e geralmente uma característica em comum entre todos os alunos da faculdade de jornalismo. E esse perfil é muito importante, pois durante o curso você aprenderá a se aprofundar nessas habilidades. Ou seja, a ler as entrelinhas como um especialista e construir textos com maestria.

Além disso, também são disciplinas dessa faculdade uma gama grande de assuntos das ciências humanas. Entre elas, podemos destacar a antropologia, sociologia e a psicologia. Isso porque esses conhecimentos serão fundamentais para que o jornalista saiba analisar os acontecimentos ao seu redor e transmiti-los de forma clara para o público.

faculdade de jornalismo

Qual é a melhor faculdade de jornalismo que eu posso cursar?

Existem diversas universidades que oferecem o jornalismo entre as possibilidades de graduação. E cada uma delas terá um perfil distinto de ensino. Isto é, tanto a personalidade da escola em geral quanto a dos professores terá um impacto grande nas nuances de ensino do jornalismo. O segredo para escolher a melhor faculdade de jornalismo é optar por aquela que esteja sempre à frente na qualidade de ensino. Ou seja, uma universidade que se preocupe em oferecer uma grade curricular atualizada e de acordo com o período que vivemos. De nada adianta estudar em um lugar que ensina os alunos a estudarem apenas o rádio e deixam a internet de fora, não é mesmo?

O que esperar da formação em comunicação?

Dentro da comunicação social existem cursos diferentes: jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e tv etc. Apesar de eles serem parecidos, existem pontos em comum quanto à formação do aluno. Isto é, em todos os casos, os profissionais se formarão com habilidades extraordinárias em se comunicar e analisar a forma com que outros atores da conversa se comunicam.

Para alunos da faculdade de jornalismo especificamente, essa habilidade está contemplada na matriz curricular. Mas também é necessário desenvolver certa sensibilidade para o uso de palavras e expressões específicas. Isto é, você aprenderá toda a teoria, mas somente a prática te ensinará como exatamente analisar cada construção de texto.

Quanto custa uma faculdade de jornalismo?

Um curso de jornalismo em uma faculdade conceituada tem valores que variam entre os R$ 2.000,00 e os R$ 3.000,00. O motivo por trás disso está na estrutura oferecida aos alunos e na qualidade do ensino. Afinal de contas, equipamentos e os melhores professores do mercado têm custos.

Se você vê o seu futuro na faculdade de jornalismo, saiba que é importante gostar muito de ler e desenvolver suas habilidades de escrita o tempo todo. Não há limites para a sua carreira e para os caminhos que ela pode te levar. Por isso, dedique-se bastante e conquiste o mundo!

Você tem expectativas quanto à faculdade de jornalismo? Compartilhe-as nos comentários!

Top