Faculdade de artes visuais: quanto tempo dura?

Faculdade de artes visuais: quanto tempo dura?
16 de março de 2018 Belas Artes

São muitas as dúvidas que surgem em nossas cabeças na hora de escolher um curso de graduação. O que vai estudar, como o curso funciona, como é o mercado de trabalho para a área escolhida e, claro, a duração do curso.

A pressa em se formar faz parte de toda essa ansiedade.

Está pensando em cursar uma faculdade de artes visuais e não vê a hora de ser um profissional atuando no mercado? Então, acompanhe este post com a gente que iremos explicar direitinho como funciona o curso, sua duração e outras informações que podem esclarecer suas dúvidas.

Qual a duração do curso?

A faculdade de artes visuais da Belas Artes é na modalidade Bacharelado, com duração de oito semestres, ou seja, quatro anos. Foi o primeiro curso a ser ofertado pela Belas Artes, em 1925, e desde então acompanha as mudanças da área, abordando as novas linguagens e suportes tecnológicos.

O curso está sempre se mantendo atualizado e conectado com os artistas do seu tempo. Nada melhor do que juntar a tradição com a contemporaneidade para a formação de um artista, não acha?

O bacharelado proporciona ao aluno o desenvolvimento de projetos práticos pessoais, tendo um amplo espaço no mercado de trabalho. Essa modalidade não confere ao formando o título de professor, mas pode ser complementada com a formação em licenciatura posteriormente, se o aluno formado desejar.

faculdade de artes visuais

O que vou estudar na faculdade de artes visuais?

As três linguagens originalmente ofertadas no curso, desde a sua criação, continuam na grade curricular da faculdade de artes visuais hoje em dia. São elas: pintura, escultura e gravura. Elas são desenvolvidas por meio de disciplinas teóricas e práticas. Afinal o curso conta com ótima estrutura de oficinas, laboratórios e ateliês, além de uma galeria para exposição dos alunos.

Muito mais do que as três linguagens citadas, o curso de artes visuais é bastante completo e contempla o aluno com outras disciplinas igualmente importantes para a sua formação. Por exemplo, empreendedorismo, desenho, história da arte, estética e felicidade, legislação e direito da imagem e do som, ética e prática artística, performance, arte do corpo, entre outros.

O aluno tem acesso a disciplinas de pesquisa, fundamentais para a elaboração do seu trabalho de conclusão de curso, nos últimos semestres. Somando toda a carga horária, incluindo as horas de atividades complementares e disciplinas optativas, são 2880 horas/aula. Tá bom pra você?

E o mercado de trabalho?

Outra curiosidade de quem pretende cursar a faculdade de artes visuais é a respeito do mercado de trabalho. Você pode estar se perguntando: “vou ser um artista? E aí?”, não é? Mas pode ficar tranquilo, são diversas as opções de atuação para um bacharel em artes visuais.

O aluno sai da faculdade preparado para atuar em áreas de pesquisa, curadoria, montagens de exposições, órgãos públicos e também para trabalhar como autônomo, vendendo sua produção artística diretamente ao cliente ou por meio de agenciamento. O artista visual hoje em dia também é aquele que exerce suas atividades fazendo uso de programas de computador, o que abre mais ainda o leque de trabalho para diversas áreas, como publicidade, televisão, cinema, entre outros.

E então? Dúvidas esclarecidas? Com certeza o sonho de ser um aluno do curso de artes visuais e atuar no mercado de trabalho fazendo o que gosta não é impossível!

O que achou dessas dicas? Deixe aqui o seu comentário!

Top