O que é arquitetura de interiores?

O que é arquitetura de interiores?
14 de março de 2018 Belas Artes

Sabe aquela sensação de entrar em um local ou mesmo ver uma foto e sentir que tudo está exatamente como deveria? Ou, então, a ideia de que os cômodos de uma casa não poderiam ser mais bonitos, funcionais ou a cara de seus donos? Pois saiba que, em ambos os casos, a arquitetura de interiores é a grande responsável.

Esse é um caminho profissional muito interessante, versátil e que tem tudo para ganhar o seu coração de vez, caso queira seguir na área. Mas, antes de tomar decisões, é importante conhecer melhor o aspecto, certo?

Por isso, descubra o que é a arquitetura de interiores e entenda tudo o que for relevante sobre essa possibilidade!

Diz aí: o que é arquitetura de interiores?

Quando um profissional se forma em Arquitetura e Urbanismo, tem uma visão geral da área. Ele entende a importância das estruturas, conhece História da Arte e sabe como criar projetos paisagísticos. Para se destacar, o ideal é procurar um caminho específico e aprofundado.

A arquitetura de interiores é uma das rotas que podem ser seguidas por quem se forma. O nome já revela tudo: é dedicada às áreas internas dos cômodos, ou seja, aqueles espaços que só são vistos e apreciados de verdade por quem ultrapassa o batente da porta.

Ela reúne todas as técnicas, os planejamentos e as ações que são necessárias para modificar a parte interna do imóvel, de acordo com necessidades e expectativas.

Quais são os ambientes internos que podem ser mudados?

Achou que a técnica só é usada em espaços residenciais? Pois saiba que a verdade não poderia ser mais diferente. A regra, como num jogo, é clara: se o local é cercado por paredes e um telhado, então ele tem chances de encarar essa etapa.

arquitetura de interiores

Ou seja, os cômodos de uma casa e apartamento podem passar por uma transformação digna de “Irmãos à Obra”, mas não são os únicos. Os escritórios — seja em home office ou não —, os ambientes corporativos e até as indústrias recebem as modificações necessárias para que um espaço bonito seja elaborado.

Quer mais? Então, saiba que aquela loja incrível que adora visitar no shopping só traz a sensação diferenciada porque passou por um bom arquiteto de interiores. Essa abordagem, portanto, está mais presente em nossas vidas do que você imagina e mercado de atuação é o que não falta!

O que faz esse ramo da arquitetura?

Tudo bem, agora já deu para entender que a arquitetura de interiores é responsável por criar projetos entre quatro paredes. Mas você sabe como isso acontece?

A verdade é que todo espaço apresenta necessidades e possibilidades, assim como cada morador ou ocupante tem exigências específicas. Desse jeito, não existe uma receita de bolo sobre o que deve ser feito em um projeto.

Contudo, o profissional encara várias etapas. O arquiteto pode remodelar o layout e construir ou derrubar paredes, trocar ou melhorar a iluminação, substituir os revestimentos e muitas outras funções.

Ele também é o responsável por pensar na distribuição dos móveis e outros elementos, para criar um ambiente harmonioso e confortável. Assim como um general de guerra que traça sua estratégia, o profissional deve fazer escolhas precisas para que o local atenda às expectativas e garanta conforto e segurança.

Ao final, o resultado é um espaço otimizado, com máximo aproveitamento dos recursos e que nem sequer parece o mesmo do início. Satisfação garantida para quem contrata e projeto de sucesso no portfólio do profissional!

A arquitetura de interiores é um ramo importante e versátil. Ao se tornar um arquiteto com essa especialidade, dá para deixar os espaços muito mais bonitos, funcionais e adequados às necessidades!

Gostou da ideia de se transformar em um verdadeiro super-herói dos imóveis? Conte nos comentários o que você achou e aproveite para tirar outras dúvidas!

Top