Relações públicas: o que faz esse profissional?

Relações públicas: o que faz esse profissional?
21 de fevereiro de 2018 Belas Artes

Com a propagação das redes sociais o cuidado com a imagem tem sido cada vez maior. É que a publicação de uma notícia falsa em alguma dessas redes pode atingir muito rapidamente milhares de pessoas no mundo, causando muito transtorno.

Para administrar esse cenário, empresas e órgãos públicos têm investido na contratação de um profissional que, para muitos, era pouco conhecido, o relações públicas.

Se você também não tem muita ideia do que ele faz, este artigo pode te ajudar e até mesmo se tornar uma opção de carreira, se você deseja entrar na área da comunicação! Olha só:

O que faz um profissional de relações públicas?

Como já adiantamos, o profissional de relações públicas é o responsável por zelar pela boa imagem da empresa, órgão público ou qualquer outro cliente que o tenha contratado.

Cabe a ele criar um projeto de comunicação e estratégias para que o público externo (consumidores, por exemplo) e o interno (funcionários) tenham uma visão clara e positiva do cliente.

A proposta é preservar a imagem e também conquistar novos públicos. Para tanto, o relações públicas fica ainda encarregado de outra tarefa nada fácil: gerenciar crises!

Sabe aquelas notícias negativas ou mentirosas sobre a empresa que rapidamente tomam conta das redes sociais?! Pois bem. É ele quem tem que criar meios de contornar o impacto, amenizando os danos e até transformando o fato em algo positivo.

Parece difícil não é?!Mas, quando o relações públicas tem uma boa formação acadêmica e conhece profundamente o seu cliente, sempre encontra uma solução!

relações públicas

Atividades cotidianas da profissão

O profissional de relações públicas desempenhará uma série de atividades, trabalhando na iniciativa pública ou privada. Poderá, por exemplo, dedicar-se apenas a estratégias, traçando ações de comunicação para zelar pelo relacionamento da empresa com seus públicos.

Outras funções desempenhadas pelo profissional de relações públicas são a produção de conteúdo e monitoramento das redes sociais e realização de eventos para promoção do cliente.

Como você deve ter percebido é uma carreira bastante atribulada, ideal para quem gosta de traçar planos e fugir da rotina!

O sucesso na carreira X escolha do curso

A formação de qualidade é essencial para o sucesso como relações públicas. Afinal, quem já traz no currículo a graduação em uma instituição de referência sai na frente na concorrência.

Além do mais, sabe que estará preparado para enfrentar todos os desafios da carreira, pois tem bagagem para tanto. Então, se você está procurando uma instituição de ensino para sua graduação, observe se a grade curricular está de acordo com o mercado, assim como toda a estrutura oferecida.

Uma escola que ainda oferece disciplinas diferenciadas como “Design e Gestão de WEB, Mídias digitais e móveis”, ganha muitos pontos e realmente prepara o aluno para o mercado de trabalho!

Conseguiu ter uma noção do que faz um profissional de relações públicas? De modo geral é ele quem zela pela imagem da empresa ou órgão público, criando estratégias de comunicação e gerenciando possíveis crises. A profissão está em alta e, para quem deseja segui-la, a formação em uma instituição de referência fará muita diferença!

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o nosso blog e tenha sempre muita informação sobre a área de comunicação e o ensino na área.

Top