Designer Gráfico: as 5 principais funções desse profissional

Designer Gráfico: as 5 principais funções desse profissional
19 de fevereiro de 2018 Belas Artes

designer gráfico

Você sabe o que faz um designer gráfico? Para você, ele é aquele cara criativo, que sabe mexer em programas de computador, fazer uns efeitos bonitos em fotos e algumas colagens? Que sabe desenhar e se liga em artes? Pelo menos uma dessas coisas você deve relacionar à profissão.

Porém, a função do designer gráfico vai além do senso comum. E essa profissão vem crescendo e sendo cada vez mais procurada no mercado de trabalho. Para saber mais sobre as principais funções desse profissional, acompanhe este post com a gente!

1. Elaborar anúncios que comuniquem diretamente ao público

Observe a grande quantidade de anúncios existentes ao seu redor. Eles estão presentes em jornais, revistas, sites, espaços físicos, outdoors, traseiras de ônibus, entre muitos outros lugares. É o designer gráfico quem cuida da criação e desenvolvimento desses anúncios.

Podemos dizer que todo publicitário precisa de um designer para justamente desenvolver a criação dos anúncios planejados pela equipe. Em agências de publicidade, por exemplo, o designer gráfico pode ocupar a posição de diretor de arte e trabalhar nos anúncios sendo parte da “dupla de criação” junto ao redator.

2. Criar projetos gráficos de livros e revistas facilitando a leitura

Quem trabalha nessa função segue o nicho do design editorial, que está intimamente ligado às áreas de jornalismo. É o designer que realiza todo o projeto gráfico de livros, revistas e até jornais, promovendo a leitura de forma mais fluida.

Com a ajuda da computação gráfica e as influências da tecnologia, o design editorial sofreu transformações incríveis que deixaram o ramo mais acessível e menos custoso para os profissionais. Todo trabalho de diagramação pode ser feito através de softwares específicos para editorial.

designer gráfico

3. Fazer as identidades visuais que representem uma marca

Você sabe o que é identidade visual? É o conjunto de elementos visuais que serve para representar uma ideia, um produto, um serviço ou mesmo uma empresa. A identidade visual é fundamental para o posicionamento de uma marca no mercado, por exemplo.

Todas as imagens, tipografia, cores e logotipos comunicam a missão e os valores de uma empresa, por isso a identidade visual deve ser “a cara” de uma marca. A função de quem trabalha com design gráfico é justamente garantir que a identidade visual represente uma ideia, esteja atualizada e moderna e se comunique bem com o público-alvo.

4. Desenvolver layouts na internet garantindo a melhor navegação

Esse nicho do design gráfico corresponde a área de webdesign. O profissional trabalha em conjunto com programadores para elaborar os layouts dos sites, grandes portais, blogs e até os conteúdos de imagens e animações utilizados em redes sociais.

A função do designer gráfico é, por exemplo, assegurar que a identidade visual esteja de acordo com a proposta dos canais online, aliando a estética com a excelência na navegação, na leitura e organização de informações.

5. Desenvolver e criar logotipos e suas aplicações, é também uma função do designer gráfico

Toda identidade visual precisa de um logotipo para identificar a empresa. Pense em marcas muito famosas agora, como Google, Apple ou Nike. Certamente você visualizou os logotipos dessas empresas, não foi?

Eles foram muito bem pensados e projetados pelo designer gráfico para que realmente ficassem na sua memória a ponto de facilitar a identificação dessas organizações. Também é função do designer cuidar da aplicação desse logotipo em cartões de visitas, papéis timbrados, sinalização e outros materiais impressos.

Diante de todas essas funções, você pode pensar que o mercado de trabalho é amplo para esse profissional, não é? E é mesmo! O designer pode trabalhar em agências, estúdios, área de comunicação de empresas, produtoras de animação, entre outros lugares.

O que achou de saber um pouco mais sobre essa profissão? Deixe aqui o seu comentário!

Top