Como um bom curso de jornalismo pode te ajudar a ingressar no mercado de trabalho?

Como um bom curso de jornalismo pode te ajudar a ingressar no mercado de trabalho?
19 de fevereiro de 2018 Belas Artes

curso de jornalismo

O jornalista é o profissional responsável por levar informações para a população. Seja sobre um fato quente que está acontecendo na política, sobre cuidados com a família ou até mesmo fatos triviais sobre como eliminar as pragas em um jardim. A beleza por trás dessa profissão está no fato de que um jornalista pode se especializar em qualquer assunto e se tornar um porta voz para a população interessada. Mas para chegar até esse ponto é preciso estudar bastante.

Se você sonha em se tornar jornalista e ter uma posição de sucesso no mercado de trabalho, continue lendo este texto até o final. Veja agora como um curso de jornalismo pode te ajudar a conquistar a vaga dos sonhos.

Aprenderá a ler e a escrever

É claro que todo estudante que entra na faculdade é alfabetizado, afinal de contas é preciso ter um conhecimento muito mais amplo sobre humanas, exatas e biológicas para passar no vestibular. Mas quando você faz um curso de jornalismo a relação com a escrita e a leitura mudam.

Primeiro você aprenderá a entender as entrelinhas. E não apenas o que o autor quis dizer com aquelas palavras, mas compreender profundamente todas as opções de estilo de escrita que construíram o sentido do texto.

Isso é importante, pois quando for escrever, você terá que aplicar todas essas técnicas. Acima de tudo, terá à sua disposição todo um repertório de elementos textuais que se transformarão em matérias para o jornalismo impresso, falado ou digital. E pode acreditar: quem tem o dom das palavras, consegue emprego em qualquer lugar.

curso de jornalismo

Desenvolverá um olhar crítico sobre o mundo

Existe uma esfera de conhecimento muito importante que é tratada durante o curso de jornalismo que envolve a compreensão do mundo. Disciplinas como economia, relações internacionais, sociologia, antropologia etc, que juntas ensinam o aluno a enxergar e ler o funcionamento da sociedade em que vivemos.

São conhecimentos como esses que ajudam o jornalista a desenvolver um olhar crítico sobre absolutamente tudo o que acontece. E nesse ponto é importante destacar que a história é uma disciplina extremamente importante. Afinal, o nosso passado nos trouxe até o momento presente e um jornalista deve saber fazer a relação entre eles.

Questionará tudo depois do curso de jornalismo

Entre as disciplinas que o curso de jornalismo oferece aos seus alunos está a filosofia. Ou seja, a habilidade de pensar por si só, de questionar regras e comportamentos e de tentar compreender o mundo a sua volta. Acima de tudo, de se colocar na posição de ignorante, de pessoa que não tem todas as respostas e que precisa questionar cada vez mais e saciar sua sede de conhecimento. É esse comportamento curioso que faz um bom jornalista. Quando esses elementos estão presentes em um profissional, qualquer pauta, por mais trivial e boba que pareça, transforma-se em uma obra de arte do jornalismo.

O segredo para conseguir uma vaga no mercado de trabalho e começar a trilhar um caminho de sucesso como membro da imprensa é aproveitar o curso de jornalismo. Isto é, absorver todo o conhecimento que é transmitido em aula, buscar informações extras e se manter curioso sobre tudo o que o cerca no mundo. Dificilmente um jornalista iniciante receberá uma pauta que mudará o cenário político de um país. Mas se ele puder transformar um conteúdo trivial em um texto delicioso de ser consumido, sua carreira deslanchará.

Você tem dúvidas sobre o curso de jornalismo? Use a nossa caixa de comentários para perguntar o que quiser!

Top