Curso de relações internacionais: o que você aprenderá?

Curso de relações internacionais: o que você aprenderá?
14 de fevereiro de 2018 Belas Artes

curso de relações internacionais

Depois de explicarmos tudo sobre o curso de design de interiores, chega a hora de repetir a dose com relações internacionais. Você sabe exatamente o que os alunos desse curso aprendem durante os anos de faculdade?

O curso de relações internacionais é daqueles que envolvem muitos mitos. Algumas pessoas acham que é a mesma coisa que relações públicas (não se engane, já explicamos a diferença), outras acham que é a carreira para quem quer ser exclusivamente diplomata. Esse segundo grupo não está errado, mas existe muito mais que o Itamaraty para quem se forma em RI.

Se você se interessa pela área, mas ainda tem algumas dúvidas, você está no lugar certo. Veja tudo o que você aprenderá quando entrar na faculdade de relações internacionais.

O ciclo básico dos cursos de humanas

O curso de relações internacionais está dentro do guarda-chuva das faculdades de humanas. Por esse motivo, ele traz diversas disciplinas que compreendem o ciclo básico das humanidades. São todas aquelas que ensinam sobre como a sociedade funciona, os fatores históricos e sociais, o funcionamento da mente e até mesmo as aflições que movem as decisões que tomamos. Durante todo o curso os alunos aprendem sobre filosofia, ética, antropologia, história, entre outras.

Geopolítica e a base da diplomacia internacional

Como o próprio nome diz, o curso de relações internacionais forma profissionais capazes de estabelecer relacionamentos saudáveis entre organizações de países diferentes. Por isso, parte importante da matriz curricular são as disciplinas voltadas para a política, cultura e direito internacional. Além disso, também são elaborados todos os pontos que envolvem a nova organização mundial e as consequências da globalização nas políticas externas dos países e corporações.

curso de relações internacionais

Economia no curso de relações internacionais

A economia é uma disciplina presente em praticamente todas as aulas do curso de relações internacionais. Inclusive naquelas voltadas a formação humanística e social, onde a evolução das relações também dependem do capital. Por isso, existem diversas disciplinas que vão destrinchar os conceitos econômicos, seus impactos nas políticas de cada país, macroeconomia, administrações públicas etc. Apesar de à primeira vista esse parecer um assunto voltado para exatas, quando estudada sob o viés das relações internacionais, a economia é uma disciplina de humanas. Isso porque ela trata do homem como indivíduo dentro de um cenário social.

Empreendedorismo e administração empresarial

Quem se forma no curso de relações internacionais não precisa necessariamente trabalhar como diplomata. Esses profissionais são muito valiosos dentro de grandes corporações que tenham atuação em países diferentes e também organizações não governamentais. Por esse motivo, fazem parte do currículo do curso diversas disciplinas que tratam o empreendedorismo e a administração de empresas. Assim como inovação, comportamento, consumo e estratégias corporativas diversas.

O curso de relações internacionais fornece aos seus alunos a formação completa para atuação no Brasil e no exterior. Durante os anos de aula, são ensinados assuntos que tratem de humanidades em geral, como antropologia e história, mas também disciplinas que compreendem o caráter geopolítico da profissão. Diplomacia, direito, economia são alguns dos tópicos abordados por meio do viés corporativo, mas também ambiental e social.

Você se interessa pelo curso de relações internacionais? Use a nossa caixa de comentários para tirar suas dúvidas!

Top