4 projetos arquitetônicos que você precisa conhecer se quiser trabalhar na área

4 projetos arquitetônicos que você precisa conhecer se quiser trabalhar na área
14 de fevereiro de 2018 Belas Artes

projetos arquitetônicos

O que te inspira na arquitetura? Quais são os projetos arquitetônicos que mexem com o seu coração e que te fazem querer atuar na área? Responder essas perguntas é fundamental porque ter boas referências ajuda a ter sucesso na área. Ao se apoiar nos grandes, é possível conquistar resultados únicos.

Por causa disso, há várias obras no Brasil e no mundo que precisam ser conhecidas para que você atue na área de arquitetura. Ao entender o impacto desses elementos e como foram projetados, surgirá uma nova perspectiva sobre a sua atuação.

Ficou curioso? Então, conheça 4 projetos arquitetônicos que merecem a sua atenção!

1. O Burj Khalifa representa a modernidade e a inovação com um projeto ousado

Nas últimas décadas, os Emirados Árabes receberam grande destaque. Graças à movimentação financeira gerada pela exploração de petróleo, os investimentos em projetos arquitetônicos ganharam força na região.

O Burj Khalifa, em Dubai, é uma das maiores expressões desse momento. O arquiteto Adrian Smith trabalhou com a Skidmore, Owings and Merrill, que fez o projeto arquitetônico.

Atualmente, esse é o prédio mais alto do mundo, com 828 metros de altura. São 160 andares que cortam o céu e se destacam na paisagem. Em alguns momentos do dia, os andares elevados ficam entre as nuvens!

Ele é um grande símbolo da arquitetura contemporânea, com fachada espelhada e uso de materiais nobres para garantir o destaque na paisagem e no mundo.

2. O Markthal garante a integração entre construção e ambiente externo

Em Rotterdam, nos Países Baixos, foi inaugurado o Markthal. Esse é um edifício de mercado municipal, mas que é diferente de tudo o que você já viu sobre o assunto.

Ele tem 40 metros de altura e foi elaborado pelo escritório MVRDV. Em formato de túnel, o seu interior tem uma estampa única, com os principais produtos vendidos. É quase uma experiência psicodélica, no melhor dos sentidos.

projetos arquitetônicos

Esse é um projeto que você precisa conhecer para trabalhar na área porque mostra a importância de gerar integração entre o ambiente interno e o externo.

Além de tudo, o local ainda tem apartamentos em sua fachada, o que demonstra a relevância de buscar o máximo aproveitamento do espaço com conforto para todos.

3. Os Jardins do Aterro do Flamengo demonstram a importância dos projetos arquitetônicos de urbanização

Roberto Burle Marx foi um dos maiores arquitetos paisagistas do Brasil e do mundo. Suas várias obras recebem grande destaque e entre elas estão os Jardins do Aterro do Flamengo.

De frente para a Baía de Guanabara, os mais de 1,2 milhão de metros quadrados formam uma área de lazer e respiro verde na Cidade Maravilhosa.

A maior relevância desse local é que ele demonstra a necessidade de projetos arquitetônicos voltados para o urbanismo. A cidade também é importante e, como arquiteto, é indispensável considerar essa questão!

4. A Biblioteca de Alexandria resgata um dos mais célebres locais da história

A Biblioteca de Alexandria foi, originalmente, uma das maiores da humanidade. Era o principal local de difusão de conhecimento na Antiguidade, mas foi destruída há muitos séculos.

Com o propósito de resgatar essa construção, foi erguida uma biblioteca de visual moderno em Qesm Bab Sharqi, no Egito. O novo prédio é a maior biblioteca do país e conta com acervo de títulos, museus e várias outras estruturas.

Essa é uma obra do escritório Snøhetta e custou 65 milhões de dólares. Para quem deseja atuar na área, ela demonstra como resgatar as raízes do passado pode trazer ótimos impactos para obras modernas.

Esses projetos arquitetônicos são referências e inspirações perfeitas para que você atue na área. Mergulhe nessas obras e não deixe de explorá-las ainda mais!

Conhece algum outro projeto que merecia estar na lista? Conte nos comentários e participe!

Top