Quais são as principais funções de um arquiteto?

Quais são as principais funções de um arquiteto?
12 de fevereiro de 2018 Belas Artes

Ingressar em uma graduação de arquitetura é o que deseja para a sua carreira? A boa notícia é que o caminho é bastante promissor e você pode se tornar alguém de sucesso na profissão.

Antes de fazer a sua matrícula e dar início aos estudos, é interessante descobrir o que o profissional faz, afinal. Ao reconhecer as funções do arquiteto, ficará mais simples decidir se a área é a adequada.

Para saber tudo sobre a rotina, veja quais são as principais responsabilidades de um arquiteto!

A análise do espaço e das necessidades é a primeira função

Para trazer soluções convenientes, o arquiteto tem que realizar uma análise do ambiente e das exigências. Você, como profissional, precisará identificar os pontos relevantes do local e o que ele exige que seja feito.

Imagine uma casa que tem que ser reformada porque o layout é pouco adequado. Entre as necessidades, provavelmente estarão a modernização e o máximo aproveitamento do espaço, certo?

Com isso, será preciso pensar em criar um layout aberto e integrado e que respeite as exigências do cliente.

A busca do conforto e bem-estar também está entre as suas responsabilidades

A atuação de um profissional de arquitetura é bastante voltada para o ser humano que ocupa o local. Não adianta pensar apenas em criar um ambiente maravilhoso se ele não for útil e confortável para quem estará nele.

Uma das funções é olhar para a ergonomia e favorecê-la na construção. Basicamente, isso significa pensar em como as pessoas usarão o espaço e como ele pode ser otimizado.

arquiteto

Mais que bonitos ou funcionais, portanto, os resultados precisam ser agradáveis, convenientes e confortáveis.

A elaboração de projetos completos é uma das principais atribuições do arquiteto

Depois de fazer um levantamento das necessidades e de favorecer a ergonomia, qual é o próximo passo? A criação do projeto! Essa é uma das funções mais importantes do arquiteto e está ligada ao sucesso da obra.

Tudo começa com a elaboração de um desenho técnico, que deve seguir padrões específicos. As medidas precisam ser bem especificadas, da mesma forma que os cômodos, paredes, vãos e assim por diante.

O projeto ainda deve incluir outros elementos, como etapas, prazos e valores. Afinal, uma das exigências é se manter dentro do orçamento e do cronograma.

A fiscalização de obra e da execução prática é uma das maiores responsabilidades

Depois de todas as etapas de planejamento, é o momento de partir para a prática. Como essa etapa é crucial para o sucesso, tem que haver um acompanhamento próximo sobre o que acontece.

Na hora de colocar a mão na massa, o profissional de arquitetura precisa ficar perto de toda a execução. No canteiro de obras, ele fiscaliza se tudo está sendo feito conforme seu projeto e diante das necessidades.

O acompanhamento acontece desde o começo e é ainda mais importante na finalização da obra. Dessa forma, será possível garantir que todos os revestimentos e acabamentos sejam usados do jeito correto.

Essas são algumas das principais funções do arquiteto. Ao reconhecê-las, conseguirá decidir se a profissão é, de fato, o melhor caminho para os seus interesses.

O que você achou das informações? Conte para a gente nos comentários e não deixe de participar!

Top