Quais são os materiais necessários para o curso de arquitetura e urbanismo?

Quais são os materiais necessários para o curso de arquitetura e urbanismo?
9 de fevereiro de 2018 Goomark Publicidade

curso de arquitetura e urbanismo

O curso de arquitetura e urbanismo envolve ensinamentos sobre história da arte, desenho técnico e cálculos diversos. Ao mesmo tempo, é muito conveniente colocar esses conhecimentos em prática, com a realização de plantas baixas, maquetes e de projeções. Afinal, elaborar projetos completos será uma das atribuições desse profissional.

Para que tudo isso seja feito corretamente, há alguns materiais indispensáveis. Quem começa ou pretende ingressar em uma graduação, precisa conhecer quais itens são exigidos. Assim, acompanhar as aulas e colocar seus conhecimentos em prática ficará mais fácil!

Da mesma forma que o estudante de medicina precisa ter o seu estetoscópio, veja quais são os materiais necessários para o curso de arquitetura e urbanismo.

Os lápis e as canetas especiais garantem a realização de desenhos adequados

Já pensou ter que fazer um esboço de projeto com um lápis que, simplesmente, não entrega o resultado certo? Isso significará tempo e esforços perdidos, então é fundamental contar com os lápis, lapiseiras e canetas corretos.

Os lápis devem ser de diferentes espessuras (como HB, 2B, 3B e assim por diante) e as lapiseiras precisam ser técnicas. Enquanto isso, as canetas de nanquim e as hidrográficas são as melhores para realizar detalhes importantes.

Não se esqueça do apontador, da borracha e, é claro, de um estojo para carregar tudo isso corretamente.

O escalímetro é uma régua profissional indispensável no curso de arquitetura e urbanismo

Um material técnico que merece destaque especial é o escalímetro. Ele é uma régua de várias faces que tem um propósito principal: ajudar com as escalas! Na hora de fazer um desenho 1:4 ou 1:20, por exemplo, é difícil calcular e converter todas as medidas continuamente.

curso de arquitetura e urbanismo

O escalímetro resolve esse problema. Basta escolher a régua do “tamanho” certo para criar projetos da maneira adequada.

As ferramentas de precisão são igualmente importantes

Outros materiais fundamentais para a graduação arquitetura e urbanismo são aqueles ligados aos elementos de precisão. Eles são uma verdadeira mão na roda porque economizam tempo e trabalho e garantem, acima de tudo, que o projeto saia correto.

Uma das possibilidades é o transferidor, para medir ângulos em 360 graus. Já o compasso faz círculos perfeitos e os gabaritos podem surgir em várias formas. A borracha de precisão apaga os erros milimétricos, enquanto os esquadros (de 45, 30, 60 e 90 graus) garantem que as linhas se encontrem nos ângulos certos.

Os itens de campo são igualmente importantes

Quando se fala no curso de arquitetura e urbanismo, a ideia de estar entre desenhos e projetos é bem forte, não é? Porém, não se esqueça de que a área de campo também exige materiais próprios.

Na hora de acompanhar uma obra, por exemplo, é importante ter uma máquina fotográfica ou celular para fazer registros visuais. Os eletrônicos são ótimos para usar aplicativos e elaborar anotações.

Também é necessário ter calculadora científica, prumo para conferir o nivelamento, trena para realizar medições e até amostras de materiais. Já os equipamentos de segurança, como capacete e óculos, evitam acidentes.

Após incluir esses materiais em sua pasta, você estará muito mais preparado para o curso de arquitetura e urbanismo. Ao final, o aproveitamento das aulas será ainda melhor!

Tem alguma dúvida sobre qualquer um desses materiais usados no curso? Conte para a gente nos comentários e participe!

Top