Quais os 5 principais tipos de design?

Quais os 5 principais tipos de design?
7 de fevereiro de 2018 Belas Artes

tipos de design

O design é uma área bastante ampla e com grande potencial de crescimento. Se você curte o design, provavelmente tem em mente que podemos encontrar design em diversos lugares. Desde o livro que você está lendo à cadeira em que está sentando. Não sabia? Pois é.

O design pode se subdividir em vários segmentos e, assim, abordar algumas áreas de atuação de maneira mais específica. Como esse campo de atuação vem sendo bastante procurado, decidimos elaborar este post para te orientar a respeito dos tipos de design.

Podemos considerar, pelo menos, oito tipos de design existentes atualmente. Com a expansão constante da área, esse número pode até aumentar. Mas fique de olho nos cinco principais tipos e conheça um pouco mais sobre cada um deles!

1. Design Gráfico

O design gráfico é a área do design que cuida de projetos de comunicação visual, como as embalagens, logotipos, panfletos, cartazes, livros, revistas e até mesmo páginas na internet. Os aspectos estéticos são muito importantes nesse ramo, mas também a legibilidade, a organização e a qualidade da comunicação proporcionada pelas peças.

O campo de trabalho é amplo, vai muito além das agências. É possível trabalhar em editoras, gráficas, produtoras, empresas de comunicação, cinema, TV, publicidade, entre outros.

2. Design de Games

O designer de games é o profissional responsável pela criação e pelo desenvolvimento de jogos como os videogames e demais jogos eletrônicos para computadores, tablets, celulares e outros dispositivos.

Esse profissional cuida de vários aspectos do projeto: roteiro, cenários, modelagem e também a linguagem multimídia, ou seja, a integração entre som e imagem. O mercado dos jogos digitais pode ser considerado um mercado promissor, que ultrapassa o mero entretenimento. Afinal, os games também podem ser ferramentas pedagógicas, utilizados em treinamentos e no ramo da educação.

3. Design de Interiores

Toda a ambientação de um espaço, seja no comércio ou em uma residência, é projetada por um designer de interiores. Esse ramo do design atende às demandas do cliente conforme a estética, o conforto e a funcionalidade.

tipos de design

Quem trabalha com o setor de design de interiores define a distribuição dos móveis, materiais de revestimento e acabamento, bem como a iluminação. Esse profissional segue em constante contato com arquitetos, marceneiros, pintores e eletricistas.

4. Design de Moda

Especializar-se em desenho de roupas, estampas e acessórios é o trabalho do designer de moda. São esses os profissionais que observam as tendências e os estilos da moda para desenvolver vestidos, calças, calçados, bolsas e até mesmo joias.

Além de ser estilista, é possível trabalhar na indústria têxtil confeccionando estampas. E também prestar assessoria para as grandes lojas e marcas, escolhendo as coleções e organizando suas vitrines.

5. Design de Produto

Esse é um dos tipos de design mais amplos. Olhe ao seu redor e observe os objetos que estão no mesmo ambiente em que você está. A mesa, a cadeira, a sua caneca de café — tudo isso foi projetado por um designer.

Esse profissional trabalha com a elaboração de elementos tridimensionais.

Não é porque tem o nome design que necessariamente é um dos tipos de design

Você com certeza já viu a expressão “cake designer” ou “designer de sobrancelhas”. Será mesmo que existe design nessas áreas também? Temos que ir com calma! O design é um processo criativo que utiliza várias técnicas para a realização de um projeto.

Que fique bem claro: para ser considerado design tem que existir um projeto. O fundamento disso é que o projeto deve ter um objetivo e procura solucionar um dado problema. Por isso, a aplicação do termo design em contextos diversos deve ser feita com cuidado.

Considerando todas essas informações fica mais fácil decidir qual dos tipos de design é o seu caminho para seguir, não é mesmo?

Curtiu as dicas? Deixe aqui o seu comentário com dúvidas ou opiniões!

Top