4 livros e revistas indicados para quem quer trabalhar com arquitetura

4 livros e revistas indicados para quem quer trabalhar com arquitetura
7 de fevereiro de 2018 Belas Artes

arquitetura

Você deseja ser um arquiteto de sucesso? Então, é importante reunir alguns ingredientes nessa mistura. Uma boa graduação é o primeiro passo e o talento também ajuda bastante. Além disso, é fundamental nunca perder o interesse em absorver cada vez mais conhecimento. Assim, é possível se manter atualizado e se tornar mais bem-sucedido.

Recorrer a livros e revistas é muito indicado para mergulhar em tudo o que é importante sobre o tema. Para montar a biblioteca do jeito certo, nada melhor do que conhecer o que é indispensável.

A seguir, veja 4 livros e revistas que não devem ficar de fora para quem deseja trabalhar com arquitetura!

1. “Arte de projetar em arquitetura”, de Ernst Neufert

Sabe aquele livro que serve para guiar a atuação profissional de maneira muito completa? Pois é exatamente o que faz “Arte de projetar em arquitetura“, de Ernst Neufert.

Ele é a Bíblia de todo arquiteto e urbanista que se preze e já está em sua 18ª edição em português. A primeira edição surgiu em 1936 e o título permanece relevante.

Basicamente, é um manual voltado para a ergonomia. Com o ser humano em foco, traz elementos que vão de instalações e recintos a restaurantes de fast food. Assim, é possível ter uma visão clara do que funciona para o conforto e bem-estar.

2. “Atlas de Detalhes Construtivos”, de Peter Beinhauer

Elaborar projetos é uma das principais funções do arquiteto. Antes de colocar a mão na massa, é preciso saber exatamente o que e como fazer. Entre tantas solicitações, pode ser difícil se lembrar de tudo, não é?

Para vencer esse obstáculo, nada melhor do que recorrer ao “Atlas de Detalhes Construtivos”, de Peter Beinhauer. Traz centenas de pormenores que devem estar presentes nos projetos, da fundação ao acabamento.

arquitetura

Surge em duas versões: a “Construções Novas” e a “Reabilitação”. A primeira serve para imóveis novinhos em folha, enquanto o segundo tem a ver com reformas. Indispensável de ter na biblioteca!

3. Arquitetura & Construção, do Brasil

O cliente chega e diz que quer uma sala ou um banheiro digno de “capa de revista”. Reconhece a situação? Pois saiba que, provavelmente, a referência veio da “Arquitetura & Construção”.

Essa é a principal revista do Brasil sobre o tema e traz diversos projetos, dos menores e mais bem aproveitados aos luxuosos e amplos.

Com o periódico, você saberá as tendências construtivas, os materiais que têm feito sucesso no mercado e ainda poderá se inspirar com belas fotos. Quem sabe um de seus projetos não aparece em uma das páginas no futuro?

4. Dwell, dos Estados Unidos

Buscar inspirações que cruzam as fronteiras brasileiras também é uma ótima ideia. Afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, é uma questão de tempo até que muitas influências internacionais cheguem aos seus projetos.

Para encurtar o caminho, aproveite para ler a revista “Dwell”, dos Estados Unidos. Ela traz tendências e inspirações, além de apresentar novidades e trazer conselhos muito úteis para os profissionais da área de arquitetura.

Esse é um jeito de se manter atualizado e de se deliciar com as fotos e matérias bem produzidas da publicação!

Depois de devorar as informações desses livros e revistas, o seu conhecimento sobre arquitetura ficará muito maior. Assim, você estará preparado para encarar vários desafios e projetos que vêm pela frente!

Nos comentários, aproveite para dizer se tem alguma outra indicação de publicação que merece o reconhecimento.

Top