Preciso saber desenhar para ser um designer gráfico?

Preciso saber desenhar para ser um designer gráfico?
5 de fevereiro de 2018 Belas Artes

Para quem está começando a estudar Design Gráfico ou está apenas considerando a ideia, com certeza essa pergunta já pairou no ar. Algumas divergências existem sobre essa questão.

Será mesmo que é preciso saber desenhar bem para ser um designer gráfico?

O que você acha? Será que precisa mesmo saber desenhar para ser um designer? Calma! A sua resposta está no nosso post de hoje. Continue a leitura com a gente para acabar de vez com essa dúvida.

Por que essa pergunta é tão frequente?

A falta de conhecimento da área faz algumas pessoas limitarem a definição de design a “alguma coisa relacionada a desenho”. Talvez já tenha acontecido com você quando comunicou a alguém o seu desejo de ser um designer gráfico e ouviu “ah, vai desenhar, né?”

O termo design não tem um significado só, pode variar conforme o local e a língua. A tradução em grego chega mais perto do que compreendemos como o design hoje: quer dizer projetar ou configurar.

Nos Estados Unidos podem ser encontradas 3 variações para esse termo: o design com o sentido de projetar, o design com sentido de finalidade (desígnio), e o design entendido como desenho. Daí a relação tão próxima com a pergunta. Especialmente se o nome design vier associado ao “gráfico”, o que faz rapidamente você pensar em grafismos.

Mas eu preciso mesmo saber desenhar se quiser ser um designer gráfico?

Bom, há uns bons anos talvez a resposta fosse sim. Pois os designers não tinham acesso nem à metade da tecnologia que temos hoje, e tudo precisava realmente ser feito à mão. Imagine você que todo o desenho de tipografias (sim, as fontes) era elaborado à mão, projetos editoriais de livros e revistas e variados tipos de cartazes. Dominar os traços era algo imprescindível.

designer gráfico

Hoje em dia, com o avanço das tecnologias, grande parte do trabalho de um designer gráfico é realizado através de softwares e no computador. Grandes facilitadores, não acha?

Além disso, alguns nichos do design gráfico realmente não implicam saber desenhar, mesmo que seja com o uso do computador. Por exemplo, se você desejar se especializar na área de editorial, o seu trabalho será muito mais próximo do planejamento visual do que dos desenhos.

Tudo é muito relativo. O desenho, como diversos outros conhecimentos, é importante para um designer gráfico. Mas não é necessariamente algo obrigatório, já que existem muitas variáveis envolvidas.

Se eu souber desenhar terei um diferencial?

Sim, e especialmente dependendo da área que você deseja seguir dentro do design gráfico. Se a sua ideia for trabalhar com ilustração, criação de personagens, modelagem 3D ou mesmo ser um cartunista, com certeza “saber desenhar” será bastante significativo na sua carreira.

No entanto, também é importante considerar que esse conceito de “saber desenhar” deve ser expandido. Tomamos como ideia aqueles desenhos com formas e traços perfeitos, quase como uma reprodução das pessoas, ou que garantem um cenário limpo e harmonioso. Porém, quando o assunto é ilustração, nem sempre esses estilos são os mais desejados.

Estudar técnicas de desenho é sim muito importante, para que você descubra e desenvolva o “seu desenhar” sem antes julgar se desenha bem ou mal.

Esclarecemos a sua dúvida? Esperamos que sim! Porém, caso ainda queira fazer alguma pergunta ou somente expressar a sua opinião a respeito do tema, deixe aqui o seu comentário!

Top