Jornalismo: 4 motivos que provam que essa é definitivamente a sua área

Jornalismo: 4 motivos que provam que essa é definitivamente a sua área
5 de fevereiro de 2018 Belas Artes

Você sempre se imaginou fazendo jornalismo, mas agora bateu aquela insegurança?! Saiba que é absolutamente normal. Realmente escolher uma profissão não é tarefa fácil.

A boa notícia é que com este artigo poderemos te ajudar. A seguir, trazemos quatro motivos que podem provar que essa é realmente a sua área! Olha só e veja se você se identifica:

1. Nada de passar informação sem checar a procedência

Quando você recebe uma informação nunca passa para frente sem checar a procedência, certo?! Se concorda é porque realmente o jornalismo tem tudo a ver com você!

Uma das principais características de um bom jornalista é o compromisso com a qualidade da informação que é passada à população. Por isso ele sempre checa a procedência daquilo que ouviu ou está lendo antes de passar adiante.

Então anote aí o primeiro motivo para se certificar que está no caminho certo, o caminho do jornalismo.

2. Você se expressa com facilidade

A facilidade em se comunicar é muito importante para quem deseja fazer carreira no jornalismo. Afinal, é necessário ter clareza ao passar informações para que elas sejam realmente compreendidas.

O jornalista fala com pessoas que estão em níveis diferentes do conhecimento. São crianças, adolescentes, adultos, gente com mais ou menos instrução. Portanto o ideal é que sua oratória e texto consigam informar a todos com a mesma qualidade!

Sendo assim é fundamental conseguir se expressar com facilidade! Você consegue?

 jornalismo

3. Tem domínio da língua portuguesa

Se você sempre foi um aluno nota 10 em redação, literatura, gramática e, essas eram justamente as suas matérias preferidas na escola, provavelmente o jornalismo tem muito a ver com você.

O conhecimento das regras de gramática, técnicas de escrita e o gosto pela leitura são fundamentais para o jornalista desenvolver o seu trabalho com qualidade.

Mesmo quem atua na televisão ou no rádio, invariavelmente vai ter que escrever um texto. Sendo assim, o domínio dessas disciplinas é mais um motivo para ter certeza de que o jornalismo é a sua cara.

Você se identificou?

4. Você está sempre por dentro das notícias: também é um indício forte de que jornalismo é mesmo a sua área

Você é daqueles que não abre mão de ler as notícias no jornal e na internet, antes de sair de casa? Assim que entra no carro liga o rádio para se manter atualizado?

Se respondeu que sim para as duas perguntas então você realmente pode apostar em uma carreira no jornalismo! Estar diariamente por dentro das notícias é essencial para que o jornalista tenha repertório e ideias para desenvolver o seu trabalho.

Seria estranho um jornalista mal informado, não acha?

Nunca repassar uma informação sem checar a procedência, estar sempre por dentro das notícias, conhecer e gostar da língua portuguesa e, por fim, ter facilidade para se expressar! Esses são os quatro motivos que o ajudarão a ter certeza de que o jornalismo é a sua área. Lembrando que, fazer um curso em instituição de ensino de referência será muito importante para a carreira de sucesso!

O jornalismo tem mesmo tudo a ver com você? Comente aqui! Se quiser também deixe outras sugestões de textos e continue acompanhando o nosso blog.

Top