Quais são as matérias do curso de mídias sociais?

Quais são as matérias do curso de mídias sociais?
27 de dezembro de 2017 Belas Artes

curso de mídias sociais

As mídias sociais representaram uma revolução para a comunicação. Para você ter uma ideia, pense em como você conseguia manter o contato com todos os seus amigos antes das redes sociais surgirem. Você consegue se lembrar?

O mesmo raciocínio vale para a comunicação das marcas com o seu público. Antes de existir o diálogo direto via twitter, por exemplo, a única forma de transmitir uma mensagem era usando as mídias de comunicação em massa, como a televisão e o jornal impresso. E para receber o retorno do público, apenas fazendo longas pesquisas de opinião ou escutando tudo o que eles queriam dizer pelo SAC da empresa. Já pensou em como fazer publicidade era difícil alguns anos atrás?

Se você se interessa por esses e outros assuntos que envolvem a comunicação digital, pode ser que o curso de mídias sociais seja para você. Leia este texto até o final e entenda quais são as matérias ensinadas no curso.

Disciplinas teóricas de base para o profissional de mídias sociais

Para conseguir trabalhar com marketing e mídias sociais é importante ter uma base sólida de vários conhecimentos de humanas. Por isso, o curso de mídias sociais traz em sua grade curricular uma série deles, como antropologia, semiótica, teorias de mídias, neurociência e até o comportamento das sociedades digitais. Juntos, eles compõem o cenário com o qual o profissional terá que lidar. Afinal de contas, por trás daquela foto de perfil existe uma pessoa real, com uma história de vida, posicionamentos e a capacidade de influenciar opiniões sobre a marca que você representa.

curso de mídias sociais

Estilo no curso de mídias sociais

Sabe quando você lê uma mensagem ou vê uma foto e, sem nem olhar quem postou, você já sabe de quem é? Provavelmente quem compôs aquela publicação é um perfil com um estilo próprio muito marcante. E esse é um ponto fundamental do curso de mídias sociais. Isso porque uma marca deve ter uma voz própria. O que na prática se traduz em um estilo de escrita, mas também de imagens e fotografias. Essa voz deverá refletir o posicionamento da marca e tudo aquilo que ela acredita. Sem esse conhecimento, dificilmente você conseguirá fazer um trabalho realmente impactante.

Design, criação e conhecimento multimídia

Não poderíamos falar de estilo e deixar de lado as disciplinas ligadas ao design, criação e multimídia que estão presentes na grade curricular do curso de mídias sociais. Isso porque o profissional por trás de um perfil social de uma marca deve ter a habilidade de se comunicar de diferentes formas. Partindo do texto tradicional, mas também por meio de imagens bem criadas e vídeos que tenham o potencial de atingir o público e gerar um impacto positivo para a marca. E um ponto muito importante aqui é a velocidade de resposta nas mídias sociais. Esses são ambientes nos quais o timing é definidor do sucesso de um posicionamento. Ou seja, você deve ser capaz de produzir todas essas coisas e rápido.

O curso de mídias sociais tem duração de dois anos e é fundamental para que o profissional tenha sucesso na área. Ele não ensina a usar o facebook, isso você já está cansado de saber. Mas sim a entender os raciocínios do público e saber traduzir aquilo numa mensagem construtiva para a marca. Acima de tudo, ele prepara profissionais capazes de analisar cenários rapidamente e produzir conteúdo de qualidade para criar um diálogo entre a marca e o seu público de interesse.

Você já pensou em se matricular no curso de mídias sociais? Use nossa caixa de comentários para compartilhar seus planos de carreira.

Top