Arquitetura e Urbanismo: como está o mercado de trabalho?

Arquitetura e Urbanismo: como está o mercado de trabalho?
27 de dezembro de 2017 Belas Artes

arquitetura e urbanismo

Você está aí decidindo qual curso vai fazer e está considerando com o que gostaria de trabalhar, se vai pagar bem e se vai ter boas oportunidades no mercado de trabalho? Para ajudar na sua decisão, bote a Arquitetura e Urbanismo nos seus pensamentos, pois é uma área bastante vasta e com boas oportunidades no mercado de trabalho, mesmo com a crise que o país vive. Confira aqui:

Mercado de Trabalho em Arquitetura e Urbanismo

Ao terminar seu curso de Arquitetura e Urbanismo é possível que você comece sua carreira realizando projetos para uma empresa ou comece a trilhar o seu caminho de forma autônoma ou com jobs temporários para determinados projetos. Se esse for o seu caminho, vale um alerta: saber gerenciar sua renda vai ser importante, pois em alguns meses você vai receber uma boa quantia de dinheiro, enquanto em outros meses você pode não receber nada.

As áreas de atuação em arquitetura e urbanismo são muitas, sendo as principais:

  • Desenvolvimento de projetos de casas, edifícios e salas comerciais;
  • Planejamento e gerenciamento de reformas;
  • Execução e acompanhamento de obras;
  • Paisagismo;
  • Design de Interiores;
  • Decoração;
  • Desenho de móveis planejados.

Sobrevivendo à crise

Com a desaceleração econômica do Brasil, o setor de construção civil teve uma retração e consequentemente reduziu a oferta de trabalho para arquitetos e urbanistas. Mas isso não é motivo para desanimar ou desistir de fazer esse curso, pelo contrário.

arquitetura e urbanismo

 

Com o mercado civil mais lento, o profissional da área de arquitetura e urbanismo tem sido demandado para diversas outras áreas, por ser um profissional multitask. Por exemplo, reformas residenciais de pequeno e médio porte estão bastante aquecidas e demandam por arquitetos para trazerem soluções para alteração na estrutura do imóvel.

Outra área em expansão para profissionais de arquitetura e urbanismo é o design de interiores. Nesse setor você vai fazer a projeção, montagem e organização de ambientes internos, considerando a iluminação, ventilação, ergonomia, cores, posicionamento do mobiliário e circulação das pessoas. Atualmente, escritórios têm procurado bastante profissionais para melhorarem seus ambientes de trabalho, proporcionando um ambiente agradável e produtivo para os funcionários.

Ainda aproveitando as diversas áreas de atuação que a arquitetura e urbanismo oferecem, com a falta de espaço dos centros urbanos e tendo os espaços cada vez mais limitados, a demanda por arquitetos para projetar móveis sob medida tem crescido consideravelmente.

Criatividade e versatilidade

Assim como arquitetura e urbanismo possui uma área de atuação profissional diversificada, o que é um diferencial para superar crises econômicas em determinados setores, a concorrência profissional também é ampla e feroz. A cada ano arquitetos capazes de projetar desde uma cadeira até um prédio comercial totalmente integrado as alternativas sustentáveis se inserem no mercado.

Para se dar bem no mercado de trabalho você precisa ter disposição, ser criativo e ter um espírito empreendedor. Fique ligado nas tendências de mercado, de estética, estruturas, produtos, materiais e de design para se manter atualizado e competitivo no mercado.

Ficou animado em começar logo seus estudos e entrar no mercado de trabalho? Conte para nós os seus planos! Se ficou com alguma dúvida, compartilhe conosco também, estamos aqui para te ajudar.

Top