Qual faculdade fazer para ser um cartunista?

Qual faculdade fazer para ser um cartunista?
25 de dezembro de 2017 Belas Artes

cartunista

Você é daquelas pessoas que amam desenhar? Que desde pequeno viajava no mundo dos quadrinhos e dos desenhos animados? Sonha em unir todo esse amor e aptidão em uma profissão? Se a resposta for sim, pare tudo o que você estiver fazendo e responda só mais essa pergunta: já pensou em ser um cartunista?

Bom, se a resposta for novamente positiva você está no post certo. Hoje, vamos mostrar para os interessados em se tornar um cartunista qual graduação é preciso fazer para alcançar o sucesso na profissão. Bora conferir!

Saiba o que faz um cartunista profissional

Antes de conhecermos qual faculdade fazer para ser um cartunista, é legal saber um pouco da rotina desse profissional. O cartunista é um desenhista profissional que desenvolve os chamados cartuns, que geralmente reproduzem estereótipos e utilizam um tom de crítica e humor para retratar essas situações.

As produções dos cartunistas profissionais podem ser apresentadas em quadrinhos, tiras de jornais e revistas ou reunidas em um gibi, uma excelente chance de compartilhar com o mundo sua arte e suas ideias.

Mas, vale lembrar que o cartunista não atua somente como um ilustrador. Para dar vida aos seus personagens, o profissional precisa saber desenvolver roteiros e tramas que complementarão o significado dos seus desenhos. Por exemplo, as histórias de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, contam com enredos bem estruturados que, junto com uma animação detalhada, garantiram o sucesso do projeto.

Veja qual curso fazer para se tornar um cartunista

Agora vamos esclarecer a principal dúvida deste artigo, que é sobre a graduação para se tornar um cartunista profissional. Para lapidar as técnicas e ampliar a  compreensão dos processos de criação, desenvolvimento e gestão de projetos de animação, o futuro cartunista deve ingressar no curso desenho de animação.

Durante os quatro semestres da graduação, você aprenderá a produzir histórias em quadrinhos e animação 2D e 3D para suportes audiovisuais. Os conhecimentos de arte também são explorados no curso de desenho de animação, como expressões de objetos, fisionomias e pessoas. Além disso, o futuro cartunista terá aulas focadas no desenvolvimento de projetos de games e animação para filmes digitais.

Conheça o mercado de trabalho

Descobrimos que o curso de desenho de animação é a escolha ideal para quem quer ser um cartunista. Agora é importante saber como é o mercado de trabalho na área, não é? Então vamos lá!

O cartunista profissional pode realizar trabalhos para jornais, revistas, sites, gibis e também criar as suas obras independentes. O legal é que esse mercado vem crescendo ano a ano por conta dos avanços tecnológicos. Hoje, o cartunista não fica apenas com o lápis e o papel nas mãos, ele já domina técnicas de animação e desenho digital.

Se você quer ser um cartunista, saiba que é possível focar a sua carreira em áreas específicas, produzindo, por exemplo, projetos no campo da ficção científica, crítica do cotidiano, política, esporte, infantil, humor, entre outras. A escolha do segmento dependerá das habilidades e preferências do cartunista.

E aí, gostou de saber qual faculdade fazer para se tornar um cartunista profissional? Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o curso de desenho de animação, deixe a sua pergunta nos comentários que a gente responde super rápido!

 

Top