Arquiteto: onde esse profissional pode trabalhar?

Arquiteto: onde esse profissional pode trabalhar?
25 de dezembro de 2017 Belas Artes

arquiteto

Depois de alguns anos estudando arquitetura, chegou a hora de botar seu conhecimento em prática e entrar no mercado de trabalho. Mas afinal, onde o arquiteto pode trabalhar? A seguir, você vai conferir algumas áreas em que pode atuar com seu diploma em arquitetura e planejar sua carreira profissional avaliando o que você tem afinidade e o que definitivamente não vai querer passar perto.

Desenvolvimento de Projetos

Essa é a base de toda a formação em arquitetura: desenvolvimento de projetos. Com o diploma na mão, o arquiteto pode projetar casas, edifícios e espaços comerciais que conciliam funcionalidade, modernidade, beleza, conforto, sustentabilidade e custo-benefício.

Pode não ser o que você deseja fazer para o resto da sua vida, mas é um bom começo para se inserir no mercado de trabalho, ganhar experiência e partir para aquela área que sempre sonhou em trabalhar.

Design de Interiores

O arquiteto pode projetar espaços internos como escritórios, salas comerciais ou até mesmo apartamentos, como salas de estar, quartos e áreas gourmet pensando desde a disposição dos móveis até o acabamento a ser feito nos ambientes, sem esquecer-se da ambientação que a iluminação pode criar. O foco é trazer para o ambiente conforto e a funcionalidade que o cliente deseja.

Paisagismo

No paisagismo o arquiteto trabalha buscando integrar as características das paisagens naturais às estruturas arquitetônicas que serão inseridas no ambiente. Ou seja, é pensar em como uma praça, um coreto, uma avenida pode integrar a região que será inserida, considerando o ambiente local e as edificações existentes.

Outra opção também no paisagismo para o arquiteto é trabalhar na recuperação de paisagens degradadas, muitas vezes causadas pela construção desestruturada dos centros urbanos.

arquiteto

Green Sources

Um nome chique para uma mudança de pensamento e atitude ao trabalhar de forma sustentável. O arquiteto que atua pensando em green sources trabalha desenvolvendo projetos residenciais e comerciais que, além de sustentáveis, utilizam todas as fontes possíveis que otimizam a funcionalidade do projeto através do aproveitamento dos recursos naturais e materiais sustentáveis.

Ou seja, o arquiteto utiliza materiais sustentáveis e projeta os espaços pensando no aproveitamento da luz do dia, ventilação, dentre outros aspectos naturais. Fique ligado porque essa é uma tendência que está crescendo mundialmente.

Patrimônio Histórico

Se você tem fascinação pela história que cada edifício carrega e conta sobre uma determinada cultura, está aí uma área fascinante para trabalhar como arquiteto, recuperando e restaurando edifícios, monumentos históricos e construções tombadas como patrimônios.

Geralmente essa área demanda arquitetos especializados e competentes, devido a sua importância cultural para uma sociedade. Se essa é sua área, vá em frente! O mercado tem valorizado esses profissionais!

Luminotécnica

Nessa área o arquiteto é responsável por projetar e distribuir a iluminação de um ambiente. Você vai poder trabalhar projetando a iluminação de shows, espetáculos, peças de teatros e eventos de grande porte. Pode ser bem emocionante e desafiador!

Projeção Digital, também é uma área de atuação do arquiteto

Com o aprimoramento tecnológico, o arquiteto pode trabalhar na área de projeção digital de projetos complexos envolvendo a prototipagem. Com o surgimento da impressora 3D como ferramenta de design, por exemplo, o arquiteto tem sido demandado para gerenciar e lidar com esses softwares de sistemas de infraestruturas.

Ficou animado com a quantidade de áreas que o arquiteto pode atuar? Compartilhe conosco seus planos e ideias.

Top