5 dicas para quem vai fazer o curso de arquitetura e urbanismo

5 dicas para quem vai fazer o curso de arquitetura e urbanismo
20 de dezembro de 2017 Belas Artes

arquitetura e urbanismo

Você está aí pensando no que vai fazer da sua vida, qual curso vai estudar nos próximos 4 ou 5 anos e arquitetura e urbanismo está na sua wishlist? Dê uma olhada nessas 5 dicas que um estudante de arquitetura e urbanismo deve saber antes de começar a faculdade.

1) Não saber desenhar não será o seu fim

Durante a graduação de arquitetura e urbanismo você vai precisar desenvolver bastantes projetos. Vamos à essência do curso: arquitetura e urbanismo é o método de representação de estruturas e espaços, não é mesmo?  Não tem jeito, o desenho vai ser constante na sua vida.

Mas, graças ao avanço e qualidade dos programas e softwares de criação e modelagem, é possível criar representações muito mais eficientes e semelhantes à realidade do que o próprio desenho teria capacidade.

Sendo assim, pode relaxar! Sua qualidade como profissional em arquitetura e urbanismo não será medida pelos suas habilidades artísticas. Além disso, durante o seu curso você aprende técnicas que vão lhe permitir fazer seus esboços dos projetos através dos desenhos.

2) Mas desenhar à mão é fundamental

Parece que estamos de brincadeira contigo, né? Falamos que não precisa ser um Da Vinci mas agora falamos que desenhar é fundamental. Veja bem, tudo continua sendo verdade. Durante a faculdade de arquitetura e urbanismo você não precisa ter habilidades artísticas sensacionais para poder desenhar. Até porque você vai aprender técnicas ao longo da graduação que vão lhe conferir aptidão para isso. E essas técnicas que lhe serão ensinadas são fundamentais para que você possa fazer seus desenhos. Isso será muito útil para mostrar alguma ideia para o cliente, além de estimular sua criatividade.

3) Prepare-se para construir maquetes

Durante a faculdade de arquitetura e urbanismo você vai construir maquetes. Muitas. Acredite: muitas! As maquetes são fundamentais para representar os projetos de uma forma mais realista, em uma escala reduzida. Mãos manchadas de tinta e dedos esfolados com os estiletes farão parte da sua rotina. Para as meninas, uma dica: dias de entrega de maquetes podem ser bons dias para economizar com manicure para não gastar dinheiro à toa!

4) Você vai gastar com materiais e plotagens durante o curso de arquitetura e urbanismo

Na faculdade de arquitetura e urbanismo você será solicitado a comprar uma lista de materiais como lapiseiras, esquadros, escalímetros, pastas, papel vegetal e por aí vai. Isso vai te tomar uma graninha, mas vale a pena pagar um pouco mais para ter materiais de qualidade, afinal de contas, é o que você decidiu fazer da vida, não é mesmo? Outra coisa que vai te deixar sem grana: plotagens. Você verá quilômetros do seu dinheiro em forma de projetos plotados.

5) Invista em cursos de modelagem e renderização

Deu para perceber que seu dinheiro não vai ser mais destinado integralmente as baladas e botecos com os amigos. Como já te contamos, atualmente a arquitetura e urbanismo demanda muito mais conhecimento em softwares de apresentação e modelagem dos projetos do que desenhar. Existem diversos programas que podem ser utilizados para montar seus projetos e você vai ter que saber trabalhar neles. Você pode ser autodidata e aprender vendo os tutoriais na internet ou você vai precisar investir em algum curso para aprender a mexer nos programas. Não tem pra onde correr se quiser estar atualizado no mercado de trabalho, tem que aprender a trabalhar nesses programas.

Essas 5 dicas te ajudaram a conhecer melhor o que te espera na faculdade de arquitetura e urbanismo? Conta para nós! Deixe seu comentário aqui abaixo.

Top