Como ser um designer de games?

Como ser um designer de games?
13 de dezembro de 2017 Belas Artes

designer de games

Já é fim de ano e se você está concluindo o Ensino Médio, uma questão pode estar rondando a sua mente nesse momento: qual graduação eu vou cursar em 2018? Se esse é o seu caso, não é preciso se desesperar! Ter dúvidas sobre o curso que irá escolher é algo muito normal. Até porque, algumas áreas são novas e é comum não saber como ingressar na profissão.

Por exemplo, você sabe o que é preciso para ser um designer de games? Bom, trabalhar nessa área é sensacional, principalmente para quem curte jogos, desenho e programação. Ficou animado? Então, vamos descobrir o passo a passo para ser tornar um designer de games e conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.

Busque um curso de design de games de excelência

O primeiro passo para você se tornar um designer de games é escolhendo uma graduação de qualidade. Hoje, há cursos completos, que oferecem uma formação teórica e prática para os futuros profissionais, permitindo que eles atuem na produção de jogos, simuladores e sistemas de experiências imersivas e realidade virtual/aumentada.

Geralmente, o curso de design de games tem duração de 8 semestres, abrangendo conhecimentos multidisciplinares relacionados à produção artística, desenvolvimento técnico/programação, game design e roteiro de jogos. Nas aulas, você aprenderá a dominar as técnicas de ilustração, escultura e animação 3D.

designer de games

Se você curte essa área, um ponto irá chamar ainda mais a sua atenção. Bons cursos disponibilizam laboratórios, estúdios e oficinas para que o designer de games possa desenvolver o potencial criativo com o suporte teórico e técnico dos professores. Ainda na faculdade, você poderá criar seus próprios jogos. Já imaginou que maravilha?

Mas, para ter essa formação completa, é importante que você pesquise sobre a matriz curricular da universidade, o corpo docente e a infraestrutura oferecida. Se tiver um tempinho na agenda, programe-se para dar um pulo na faculdade e conhecer pessoalmente a estrutura do curso.

Conheça as oportunidades de trabalho para o designer de games

Depois de escolher um bom curso de design de games, é importante dar um passo maior e ingressar no mercado. Você deve estar se perguntando: será que há muitas oportunidades nessa área? Bom, o mercado de entretenimento é um dos que mais crescem em todo o mundo por conta dos avanços tecnológicos, e o setor de games acompanha essa tendência.

As vagas de trabalho para o designer de games costumam surgir em empresas de mídia,  agências de comunicação e em instituições educacionais. Nesses setores, o designer de games pode trabalhar como programador de jogos, artista gráfico, animador, roteirista de jogos, coordenador de projetos, diretor de arte, sound designer, entre outras funções. Agora se o seu sonho é produzir jogos independentes, você pode atuar na área como um empreendedor, criando o seu próprio estúdio.

Hoje, mostramos como você pode ser um designer de games e também apresentamos as oportunidades no mercado de trabalho. Ficou empolgado e quer conhecer mais sobre o curso de design de games? Então, clique aqui e conheça a matriz curricular dessa graduação. Se você tiver alguma dúvida sobre a formação, deixe a sua mensagem nos comentários que a gente retorna bem rápido!

 

Top