Arquitetura: como saber se essa é a área ideal para você?

Arquitetura: como saber se essa é a área ideal para você?
13 de dezembro de 2017 Belas Artes

arquitetura

Sabe quando você está prestes a decidir algo, mas não tem certeza se aquele é, de fato, o melhor caminho? Pois saiba que isso pode acontecer com grande intensidade ao definir qual carreira seguir.

Ao sentir que a arquitetura pode ser a sua profissão escolhida, é muito natural que bata o frio na barriga e o medo de estar decidindo errado. Se a insegurança surgir, não se preocupe, pois algumas dicas vão te ajudar a lidar com esse quadro.

Para descobrir se a área é ou não a certa, conheça recomendações infalíveis!

Entenda qual é o papel da arquitetura

Talvez você tenha alguém próximo no ramo e se interesse por todos aqueles programas de reformas e construções. Mas, antes de definir que isso é o que deseja para a sua vida, é importante entender o papel dessa profissão.

A arquitetura tem o objetivo inicial de criar ou transformar ambientes, tornando-os confortáveis, bonitos e adequados ao estilo de quem os ocupa. Ou seja, não é uma questão apenas estética e nem somente técnica.

Mais do que isso, a área tem a ver com manifestações plurais das civilizações e culturas. É uma forma de arte e, com isso, também tem um papel transformador na expressão e na percepção.

Ao compreender essa função, dá para saber se seus interesses, seus objetivos e sua personalidade têm a ver com isso.

Conheça como é uma graduação na área

Ser surpreendido por uma festa de aniversário pode ser agradável, mas não dá para dizer o mesmo sobre a grade da faculdade. Ao entrar na universidade com uma expectativa e encontrar algo completamente diferente, a experiência não será boa.

Por isso, aproveite para explorar como é o curso de graduação. Conheça quais são as disciplinas lecionadas, o tempo de duração e como é o aprofundamento em certos temas.

Você descobrirá que será possível aprender de tudo um pouco, nesse ramo, indo de arte e história até elementos construtivos. Assim, dá para se preparar melhor para essa nova fase.

Visualize-se no cotidiano de um arquiteto

Decidir a sua profissão também pede um pouquinho de imaginação. Para saber se a arquitetura é o seu dom e o seu chamado, você pode se imaginar estando na rotina de um arquiteto.

Para isso, nada melhor do que ver de perto quem faz. Visitar um escritório, por exemplo, traz perspectiva sobre como é ter a mão na massa em vários projetos. Conversar com quem já exerce a profissão, por outro lado, é um jeito de tirar dúvidas e conhecer dificuldades.

Ao mergulhar nesse universo, surgirá uma visão mais clara se é isso o que deseja para a sua vida.

Faça um teste vocacional

Se, mesmo assim, ainda não tiver certeza se quer seguir por esse caminho, então vale a pena fazer um teste vocacional. Nele, você responderá algumas perguntas e terá seu comportamento avaliado de modo geral.

Talvez ele não indique com precisão sobre se tornar um arquiteto, mas vai apontar se há aptidão para as artes e para áreas técnicas, por exemplo. Assim, surgirá um motivo extra para seguir por esse caminho, pois terá um apoio importante.

Porém, se já tiver certeza que viver entre maquetes e plantas é a sua vocação, então esse passo pode ser ignorado!

Seguindo esses passos, você saberá se a arquitetura é, de fato, a carreira certa. Depois que tomar a decisão, é só se preparar para novas descobertas e experiências. Bem-vindo ao começo da sua vida profissional!

O que achou dessas orientações? Conte para a gente nos comentários e participe.

Top