Como ser um arquiteto bem sucedido?

Como ser um arquiteto bem sucedido?
11 de dezembro de 2017 Belas Artes

arquiteto

O que significa ser bem-sucedido profissionalmente para você? Significa ganhar muito dinheiro? Ter prestígio e reconhecimento? É fazer o que ama e o que sente que tem talento? Ou é uma combinação de todos esses elementos?

Independentemente da resposta, saiba que ter sucesso na profissão é uma escolha. É preciso se esforçar para chegar lá, mas, acredite, vai valer a pena.

Para quem deseja ser um arquiteto, é bom ir se planejando desde já. Assim, sua carreira começará com o pé direito e a única direção será para cima. Para saber como atingir esse nível de êxito, continue lendo e confira nossas dicas!

Busque experiência como arquiteto ainda na faculdade

A cada dia que passa, não faltam bons profissionais no mercado de trabalho. Ao esperar concluir a graduação para buscar diferenciação, a notícia não é boa: você ficou para trás.

Para que isso não aconteça, busque experiência quando ainda estiver estudando. Faça projetos extracurriculares, estagie em um escritório, monte uma nova área na sua faculdade.

Seja como for, mergulhe quanto antes na realidade da arquitetura para poder se destacar e descobrir as suas aptidões específicas.

Faça um curso no exterior

A arquitetura brasileira é, sem dúvidas, muito importante. Desde a influência dos portugueses até a fama de Burle Marx ou Niemeyer, há muitas tendências e características.

Porém, o quintal brasileiro é somente uma porção de toda a riqueza de arquitetura que existe pelo mundo. As colunas neoclássicas, as igrejas europeias góticas e as construções modernas do outro lado do globo são algumas das opções que existem pelo planeta afora.

Então, que tal conhecê-las de perto? Para tanto, vale muito a pena fazer um curso no exterior. Isso te tornará um arquiteto completo, com uma visão de mundo diferenciada e com um quê a mais no currículo.

Crie um diferencial

Somente na sua turma, vários outros estudantes se formarão em arquitetura. Mas o que faz com que você seja um arquiteto diferente deles e dos vários outros no mercado? Essa é a pergunta que tem que ser respondida se quiser ter êxito.

Não basta ter os conhecimentos técnicos ou uma visão apurada e que dá inveja. É fundamental oferecer algo a mais. Sua atuação deve ser diferenciada e encantadora, criando um valor ainda maior para os clientes.

Para conseguir acertar, é preciso se conhecer. Veja o que você faz de melhor e qual é a sua característica destacável e transforme isso na sua marca registrada no mercado.

Nunca pare de aprender

Depois de fazer a graduação, uma especialização e alguns cursos, os estudos acabaram, certo? Errado!

A arquitetura está sempre se modificando e não dá para saber quando uma nova tendência vai se firmar de vez — inclusive, entre os clientes. A menos que você queira oferecer projetos datados e que não são tão agradáveis, é indispensável permanecer atualizado.

Para ser bem-sucedido, portanto, continue aprendendo. Mantenha-se curioso e interessado na área em que escolheu e busque novos projetos, de novas abordagens e de cursos diversos. Assim, sua atuação se tornará continuamente capacitada.

Tudo começa com uma graduação em uma boa instituição de ensino, mas com essas dicas, ser um arquiteto bem-sucedido será mais fácil. Com isso, você poderá alcançar seu máximo potencial na profissão!

Tem alguma outra dica que poderia ser colocada em prática? Comente e participe!

Top