Preciso saber desenhar para ser designer de moda?

Preciso saber desenhar para ser designer de moda?
20 de novembro de 2017 Belas Artes

preciso saber desenhar para ser designer de moda

Há algumas profissões que exigem habilidades específicas dos profissionais. Por exemplo, o engenheiro civil precisa ser bom em cálculos matemáticos para desenvolver os seus projetos. Por conta desses pré-requisitos fundamentais em algumas áreas, é importante que você, jovem estudante, antes de escolher o seu curso de graduação, conheça as principais características da função e o que é imprescindível saber para obter sucesso na profissão.

Se o seu objetivo é trabalhar no universo da moda, é comum surgir a seguinte dúvida antes de entrar na faculdade: preciso saber desenhar para ser designer de moda?

As pessoas acreditam que o curso de design de moda é voltado apenas para os candidatos que querem atuar como estilistas, área em que a habilidade de desenhar é bastante importante. Mas, a seguir, iremos mostrar se é realmente preciso saber desenhar para ser designer de moda e alcançar o sucesso na profissão. Confira!

Conheça a função do desenho na profissão de designer de moda

Como falamos no início, o curso de design de moda forma profissionais que podem atuar em diferentes mercados como estilista. Mas, em boas graduações, você terá acesso às demais áreas relacionadas à profissão, como gestão, design de superfícies, estamparia, editorial, entre outras.

Durante a formação, há algumas disciplinas voltadas para a produção gráfica que podem ajudar os alunos com poucas habilidades de desenho a aprimorarem o seu traço, principalmente se o objetivo é atuar na área de criação de roupas e acessórios. Porém, há outros segmentos da moda em que o desenho não é totalmente necessário. Então, se o lápis e o papel não são o seu forte, fique calmo, você ainda pode ser um designer de moda de sucesso!

Afinal, é preciso saber desenhar para ser designer de moda?

Dominar as técnicas de desenho é uma característica importante para os estudantes que pretendem ser estilistas. Mas, como vimos, durante a graduação também é possível aprimorar o traço, pois há disciplinas focadas nesse setor da moda.

Mas, se o desenho realmente não é a sua praia, não é preciso desistir de ser um designer de moda. Nos principais cursos de graduação em design de moda do país a área é tratada de maneira ampla, isto é, a instituição reconhece que nem todo estudante quer ser estilista. Deste modo, o universitário é preparado para atuar em todas as áreas que envolvem o universo da moda, e não apenas na criação. Ufa, que alívio!

preciso saber desenhar para ser designer de moda

Saiba em quais segmentos um designer de moda pode atuar

Agora que você já sabe que não é preciso saber desenhar para ser designer de moda,  pois há outras áreas que podem ser exploradas dentro dessa profissão, que tal conhecer um pouco mais sobre cada um desses segmentos? Veja:

Gestão:

O designer de moda que atua na área de gestão terá como foco a administração da cadeia têxtil ligada aos negócios da moda, mantendo uma visão estratégica do setor. Se você é aquele jovem organizado, que adora planejar e usar post-it, essa pode ser a sua área.

Design de superfície:

Nesse segmento, o profissional atua no desenvolvimento de texturas e imagens/estampas para superfícies de tecidos, auxiliando diretamente na criação de novas coleções. Esse segmento é ideal para você que não fica usando apenas roupas neutras e adora ousar nas estampas.

Editorial:

Não é preciso saber desenhar para ser designer de moda e atuar no desenvolvimento de editoriais. Nessa área, o profissional ajuda a divulgar uma coleção ou marca a partir de um conjunto de fotos e conceitos que retratam bem as criações. É possível trabalhar produzindo editoriais em revistas, jornais e sites. Se você adora o glamour da moda, trabalhar com editorial é a solução!

Agora você já sabe que o desenho é importante, mas não é preciso saber desenhar para ser designer de moda e atuar em outras áreas do universo fashion. Se você ficou interessado e quer obter mais informações sobre o curso de graduação em design de moda, clique aqui e confira dados sobre o mercado, diferenciais da formação e dicas para quem quer ingressar nesta profissão.

 

Top