O que você precisa estudar para trabalhar com arquitetura?

O que você precisa estudar para trabalhar com arquitetura?
6 de novembro de 2017 Belas Artes

arquitetura

Você está aí pensando na possibilidade de estudar Arquitetura e Urbanismo e algumas dúvidas estão surgindo? Tranquilo. É normal ter dúvidas mesmo. Na sua cabeça pode estar passando questionamentos como: será que eu preciso estudar para trabalhar com arquitetura? Preciso ser um Leonardo Da Vinci e ter talento para desenhar? Como é o mercado de trabalho?

Informar-se e trocar ideias com pessoas da área pode ser um bom caminho para ajudar na sua decisão. A seguir, a gente conta melhor sobre o que você vai precisar estudar para trabalhar com arquitetura.

1. Conhecer suas habilidades

Os arquitetos trabalham com projetos e gerenciamento de construções de prédios, casas, dentre outras estruturas possíveis, além de auxiliarem também, por exemplo, na estruturação dos interiores das edificações. Nessa missão, os profissionais da área de arquitetura trabalham da melhor maneira possível para alinhar funcionalidade dos ambientes, praticidade e sustentabilidade dos projetos.

Com essas informações básicas da profissão, deu pra entender que tem que gostar das ciências exatas e ter habilidades das ciências humanas também, né?

A arquitetura demanda do profissional certo conhecimento para desenho, além  de noções em marcenaria básica. Mas lembre-se, estamos falando de noções mesmo. A faculdade não vai exigir que você seja o Mike Deodato Jr., desenhista brasileiro da Marvel, para fazer arquitetura.

Desse modo, se você pensa mesmo em trabalhar com arquitetura, conheça suas habilidades e identifique seus pontos fortes. Para te dar uma mãozinha nessa avaliação, os profissionais da área de arquitetura costumam ter (ou trabalhar muito para desenvolver) as seguintes habilidades:

arquitetura

  • Criatividade:

Quem trabalha na área de arquitetura precisa ter boas inspirações para conseguir ter ideias inovadoras ao criar um projeto. Isso demanda conhecimento sobre o propósito do projeto, bem como sobre os recursos necessários para realizar um trabalho de excelência alinhado com alternativas sustentáveis para execução.

  • Pensamento científico:

Para trabalhar com arquitetura, além de ter uma referência artística para realizar seus projetos, você precisa ter bastante conhecimento das ciências exatas. Saber métrica e fazer cálculos de forma precisa é o básico para desenvolver um projeto. Além disso, conhecer sobre os materiais que serão utilizados, como se comportam, com o que reagem e como serão utilizados em determinado projeto é o que irá te diferenciar profissionalmente. Desse modo, prepare-se psicologicamente para ter a companhia constante da matemática, física e química na sua vida.

2. Qualificar-se em arquitetura

Depois de ter pensado bastante e identificado suas habilidades, predileções, pontos fortes e pontos que você precisa trabalhar para melhorar se quiser trabalhar com arquitetura, o próximo passo é se qualificar. Você vai precisar prestar vestibular para Arquitetura e Urbanismo. Durante a sua jornada no curso, você vai ter a bagagem necessária para decidir em qual ramo da arquitetura você vai querer trabalhar.

Para te dar uma noção, para trabalhar com arquitetura, de uma maneira geral, você precisa estudar:

  • Desenho artístico e técnico;
  • Planejamento e gestão de projetos;
  • História da arquitetura;
  • Análise e gestão ambiental;
  • Planejamento urbano;
  • Infraestrutura;
  • Estrutura dos materiais;
  • Projeto e instalações prediais;
  • Softwares de modelagem.

Ao adquirir os conhecimentos descritos, você terá o conhecimento fundamental para conseguir trabalhar com arquitetura. É importante lembrar que durante a faculdade, devido ao contato com as diferentes matérias, você terá a oportunidade de identificar a área que mais tem afinidade e se especializar nela para seguir profissionalmente.

E aí? Conseguiu ter uma ideia mais clara sobre o que é necessário estudar para trabalhar com arquitetura? Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas ideias.

Top