Designer de produtos: como é o dia a dia desse profissional?

Designer de produtos: como é o dia a dia desse profissional?
6 de novembro de 2017 Belas Artes

designer de produtos

Você conhece a profissão de um designer de produtos? Esse profissional está diretamente envolvido na criação dos itens que fazem parte da rotina de qualquer pessoa. Já olhou direitinho para a cadeira em que você sentou hoje? Ela foi pensada por um profissional desse ramo.

No post de hoje traremos informações sobre a função, a importância e o mercado de trabalho de um designer de produtos. Para que essa profissão tão relevante não siga sendo tão desconhecida.

O que está esperando? Leia nosso post!

Não basta ser interessante e bonito: tem que ser funcional

Podemos resumir a missão de um designer de produtos a essa frase. Na verdade, podemos dizer que a profissão surgiu por essa necessidade. Você sabia que pequenos detalhes podem trazer problemas de usabilidade? Isso pode até mesmo prejudicar as vendas de um produto.

Vamos a um exemplo prático. Você está tentando abrir a lata de leite condensado para fazer aquele delicioso brigadeiro de panela. A lata deveria ser do sistema “abre fácil”, mas na verdade está sendo bem difícil abrir. Se teve falha no processo, é porque tem falha no desenvolvimento do produto.

Hoje em dia, algo que deveria ser prático, e não é, pode ser rapidamente descartado pelos usuários.

Ou seja, um designer de produtos é aquele profissional que busca facilitar a vida das pessoas, tornando os processos mais atraentes e menos complicados. Os projetos que o designer cria devem envolver encantamento, criatividade, inovação e usabilidade. Acima de tudo, devem cumprir aquilo a que se propõem.

É o designer de produtos quem elabora equipamentos, mobiliários, utensílios, ferramentas, joias e demais objetos que com certeza você já comprou. Desenvolvendo desde o projeto à produção desses itens. A caneta que você usa para escrever, a cadeira para estudar ou mesmo o motor do seu carro: tudo isso foi pensado por um profissional, que deve ter um olhar clínico sobre as necessidades dos seres humanos.

designer de produtos

Atuação nos escritórios, agências e fábricas

A formação profissional de um designer de produtos é ampla, fornece conhecimento a respeito dos variados tipos de fabricação de objetos. Você quer trabalhar em agências e escritórios de design? Ou quer trabalhar diretamente na fábrica? Essa pode ser a profissão certa para você. Afinal, o designer pode focar no planejamento do produto, no desenvolvimento ou ainda na gestão de produção.

Se você trabalhar em uma empresa, não se preocupe, pois não vai precisar fazer tudo sozinho. Normalmente, o designer conta com uma equipe para a pesquisa de materiais e novas tecnologias no desenvolvimento dos projetos.

Mas, se você não curte trabalho em grupo, também pode ser um profissional autônomo, desenvolver projetos exclusivos para os clientes e viver dos chamados freelas, trabalhando por conta própria.

Um ótimo momento para o mercado do designer de produtos

A verdade é que a área é tão ampla que não falta trabalho para esse profissional. As empresas investem no setor devido às exigências, cada vez mais altas, dos consumidores em relação a tudo que compram.

A preocupação não é só com a venda dos produtos, mas sim proporcionar a melhor experiência e o bem-estar dos clientes. Lembrou da missão do designer de produtos, não é? Pois então, é aí que esse profissional se encaixa.

Para se destacar no mercado, é necessário estar por dentro das tendências e se informar sobre tecnologia, com organização e criatividade. É válido pensar em uma especialização, para conseguir o seu aperfeiçoamento como profissional. Uma opção indicada também para quem deseja trabalhar na área de pesquisa ou acadêmica.

Gostou de conhecer essa profissão? Deixe aqui o seu comentário com dúvidas ou sugestões.

 

Top