4 funções do profissional de rádio TV

4 funções do profissional de rádio TV
6 de novembro de 2017 Belas Artes

rádio TV

Você adora o universo do rádio e da televisão, mas não sabe muito bem o que faz um profissional da área? Pois bem, ele pode atuar em diversas frentes dentro dos veículos de comunicação e é sobre isso que abordaremos neste artigo.

Então, se está interessado em fazer um curso de Rádio e TV e conhecer um pouco mais sobre essa profissão tão fascinante e que se adapta constantemente devido as mudanças tecnológicas, confira o nosso texto!

Profissional de Rádio e TV. O que ele pode fazer?

O profissional de Rádio e TV é importantíssimo para fazer a magia toda acontecer! Ele dificilmente aparecerá em frente as câmeras, a não ser quando os apresentadores querem fazer uma graça ou até prestar homenagens.

Há cargos semelhantes na tevê e no rádio, como o de produtor, diretor, roteirista e editor. Em geral, eles se dividem em grupos para atender especificamente cada programa da grade/programação.

1. Produtor

O produtor, como o próprio nome indica, será o responsável por produzir o programa ou o quadro — no caso dos dominicais que duram horas, cada produtor fica responsável por uma parte da atração.

Se você está se perguntando: mas então é ele que faz tudo?! Não. A produção atua em conjunto com todo o restante da equipe. A ele cabe verificar tudo o que preciso, como cenários, figurinos, personagens.

2. Diretor

Em Rádio e TV o diretor é quem comanda tudo, direcionando os apresentadores e o momento certo de cada atração entrar no ar. Ele também fica responsável por lidar com os contratempos, principalmente quando o programa é ao vivo!

 rádio TV

3. Roteirista

O roteirista é quem escreve o programa, seu papel é fundamental principalmente nas atrações que envolvem dramaturgia como novelas, seriados e quadros especiais de humor ou dramatização — aqueles policiais, sabe?!

4. Editor

Por fim, ainda em Rádio e TV, tem o editor. Esse profissional fica com a responsabilidade de montar o programa. A ele caberá escolher as melhores cenas ou melhores momentos da atração, fazendo com que o espectador não desgrude da telinha ou do rádio.

No rádio e na tevê. Quais as diferenças…

Algumas funções desempenhadas na televisão não serão as mesmas do rádio, pela própria natureza de cada veículo. A iluminação é um exemplo. Fundamental no audiovisual é dispensável quando o espectador apenas ouve as informações.

Na televisão, pelo contrário, essa função é de grande importância e envolve uma equipe técnica. Para quem está pensando em fazer o curso de Rádio e TV, é bom saber desde já que aprenderá sobre o assunto.

Outra função da tevê que não se aplica ao rádio é o de operador de câmera. Esse é o profissional que captará todas as imagens, seja em um programa ao vivo, nas gravações de uma novela ou em reportagens na rua.

Viu só quantas funções alguém formado em Rádio TV pode desempenhar?! Algumas são comuns tanto nas emissoras televisivas quanto radiofônicas. Outras nem tanto. Mas o importante mesmo é fazer o curso em uma instituição de referência no qual possa aprender sobre tudo isso!

Quer mais informações de cursos de Rádio e TV? Tem outras sugestões de tema para o nosso blog? Deixe aqui o seu comentário!

Top