Preciso saber desenhar para trabalhar com Arquitetura e Urbanismo?

Preciso saber desenhar para trabalhar com Arquitetura e Urbanismo?
3 de novembro de 2017 Belas Artes

arquitetura e urbanismo

Você está pensando em prestar vestibular para Arquitetura e Urbanismo? Bacana! Mas está preocupado porque não tem muita habilidade com desenhos? Será mesmo que você precisa ser um quadrinista para trabalhar na área? Vamos ver um pouco melhor isso aí.

Saber desenhar é pré-requisito para fazer Arquitetura e Urbanismo?

Se você decidiu que Arquitetura e Urbanismo é a área em que você quer trabalhar, esteja preparado para fazer muitos esboços dos seus projetos. Mas, desenvolver seus projetos não exige necessariamente habilidade para desenhar. Rolou um alívio aí? Se você já é acostumado com esse universo do desenho, sua vida pode ser mais fácil no início da faculdade. Mas se você não tem familiaridade com desenhos, no worries, você vai aprender as noções básicas na faculdade.

Ter alguma familiaridade com o lápis e o papel e alguma noção métrica para traçar as dimensões dos seus projetos pode ser interessante para seu início acadêmico. Mas, durante a sua formação profissional em Arquitetura e Urbanismo, você vai adquirir conhecimentos fundamentais como raciocínio espacial, lógica, geometria, tridimensionalidade, expressão gráfica e modelos tridimensionais que irão ajudar a desenvolver sua habilidade.

Todo esse conhecimento será fundamental para que você possa desenvolver seus projetos e criar estruturas conectadas ao contexto urbano e geográfico que você irá desenvolver seu projeto.

arquitetura e urbanismo

Para ser um bom arquiteto e urbanista eu preciso desenhar?

Como já te demos ideia, para estudar Arquitetura e Urbanismo, não vai ser exigido de você uma habilidade nata para desenhar. Entretanto, ao longo da sua formação você terá bastante contato e aprenderá técnicas que vão te auxiliar no desenvolvimento dessa habilidade manual que, com certeza, vai contribuir para sua profissão.

Mas, por que que sua habilidade com desenhos vai te qualificar profissionalmente? Entenda que para ser um bom profissional você vai precisar ter alguma habilidade com o desenho para poder demonstrar suas ideias iniciais para um cliente, por exemplo. Mas sem desespero! Durante a sua formação em Arquitetura e Urbanismo você terá diversas matérias que irão ensinar as técnicas necessárias e adequadas, conferindo-lhe conhecimento para poder desenvolver seus desenhos.

Tecnologia como aliada

O avanço da tecnologia proporciona diversas facilidades para o nosso cotidiano e para a Arquitetura e Urbanismo não é diferente. Com o desenvolvimento e aprimoramento de softwares de modelagem tridimensionais e o famoso CAD (Computer Aided Design) a maioria dos projetos de Arquitetura e Urbanismo são criados e desenvolvidos nesses softwares. Valeu, Bill Gates!

Sendo assim, suas habilidades manuais para fazer os desenhos podem realmente ser as mais básicas para esboçar seus pensamentos e ideias iniciais. Já que na hora de desenvolver de fato seu projeto, você irá precisar mesmo é de ter conhecimento de como trabalhar com os softwares estruturais, de projeção e modelagem. Daí, vai uma dica: com essa realidade, se você precisar investir para desenvolver alguma dessas habilidades, talvez aprender a trabalhar com esses programas seja uma decisão mais acertada e útil para a sua profissão, uma vez que você fará bastante uso deles.

Se você tem interesse e vontade em fazer Arquitetura e Urbanismo, siga em frente! Suas habilidades artísticas com os desenhos, ou melhor, a falta delas, não será um empecilho para sua formação, uma vez que durante o curso você irá aprender técnicas que vão te ajudar nos esboços dos seus projetos.

Ficou mais tranquilo e seguro para fazer arquitetura e urbanismo lendo este post? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas. Estamos aqui para te ajudar!

Top