4 profissões para quem quer trabalhar com comunicação

4 profissões para quem quer trabalhar com comunicação
3 de novembro de 2017 Belas Artes

comunicação

Gostar de ler, escrever e se comunica com facilidade? Então pode ser que você realmente leve jeito para atuar na área de comunicação e aqui neste artigo vamos trazer informações importantes a respeito.

Separamos quatro profissões, entre as mais conhecidas como jornalismo e publicidade, e outras que vem ganhando espaço no mercado. São atividades decorrentes das novas formas de se comunicar e que atendem as tecnologias do momento!

Ficou interessado? Então, continue conosco:

1. Jornalismo: uma das principais atividades da área de comunicação

O jornalismo está entre as atividades mais conhecidas da comunicação. Afinal é presença diária em nossas casas, seja pela tevê, pelo rádio ou impresso.

Portanto, quem se forma na área tem a chance de atuar na redação de jornais, revistas, rádio, internet e televisão e em assessoria de imprensa.

Gostar de escrever, ler, conhecer as normas e regras da língua portuguesa, são primordiais para quem deseja ingressar na profissão, além é claro de gostar de estar em contato com as pessoas.

Hoje, os cursos estão cada vez mais de acordo com as novas formas de se comunicar, principalmente por conta da internet que modificou não só a relação entre emissor e receptor como a velocidade com que todos recebem informação.

Afinal, quem não lê as notícias pelo celular ou no tablet. Isso acontece o tempo todo e essa nova forma de consumir informação também tem feito parte da grade dos cursos de comunicação.

2. Gosta de criar? Que tal cursar publicidade e propaganda:

Uma sala cheia, com profissionais descontraídos, pensando e pensando, até ter uma ideia genial. Muita gente acredita que o departamento de criação de uma agência de publicidade é exatamente assim!

Mas calma! Quem se forma nessa área tem muitas outras possibilidades de atuação. Quem realmente quer esse nicho, pode atuar escrevendo peças, roteiros para vídeos e em conjunto com o pessoal da ilustração.

Além das desejadas agências publicitárias, o mercado é amplo e há postos de trabalho em veículos de comunicação, entre outras empresas que contem com o setor dentro da própria instituição.

Os cursos preparam profissionais para ter senso crítico, identificar oportunidades de se comunicar e desempenhar todos os processos criativos e estratégicos de acordo com o desejo do cliente.

comunicação

Resumindo: é um curso que oferece todos os recursos para formar um profissional antenado e consciente da realidade.

3. Mídias sociais, a profissão que está em alta

O mundo todo consome informações pela internet. Por isso as empresas estão cada vez mais interessadas em investir no meio digital, não só ofertando seus serviços e produtos, mas também criando canal direto com o consumidor.

Sendo assim, a aposta na produção de conteúdo online tem se mostrado certeira para os que desejam sucesso na comunicação em ambiente virtual.

Esse novo cenário fez com que o mercado exigisse a formação de profissionais especializados. Afinal, não dá para falar com os clientes da mesma maneira que falamos com os amigos e familiares no facebook, twitter ou outras redes.

Por isso o curso de mídias digitais ensina sobre como essas redes funcionam, e as ferramentas disponíveis. Também propõem que o estudante analise, crie estratégias e conteúdos para atrair um público cada vez maior, solidificando a relação entre emissor e receptor.

É o curso ideal quem deseja aliar comunicação e novas tecnologias!

4. Relações públicas: para quem gosta de muitos desafios

No Brasil muitos ainda confundem a atividade desempenhada pelo profissional de relações públicas com a realizada pelo assessor de imprensa. No entanto, são profissões da comunicação que seguem processos e tem objetivos diferentes.

Os relações públicas — aqueles que vemos muitas vezes em filmes americanos — podem atuar tanto na iniciativa privada quanto pública. Caberá a ele defender exclusivamente a imagem e reputação do contratado, utilizando todas as ferramentas de comunicação, principalmente em momentos de crise.

O curso nessa área ensina como analisar e criar estratégias eficientes para que o profissional consiga proporcionar ao seu contratante a melhor imagem pública possível. Os políticos, em geral, estão sempre acompanhados de um profissional assim.

Com a propagação das redes sociais, o imediatismo das informações e a necessidade de respostas rápidas para polêmicas, esse profissional tem sido cada vez mais requisitado no mercado.

Neste artigo abordamos quatro profissões da área de comunicação que oferecem muitas oportunidades de trabalho. Seja no jornalismo, publicidade, mídias digitais ou relações públicas é importante gostar de se comunicar e ter uma visão crítica do mundo. O restante, um curso muito bem feito proporciona. Por isso é tão importante escolher uma instituição de referência e antenada com o que há de mais moderno no mundo.

Gostou do nosso artigo sobre profissões na área da comunicação? Continue acompanhando o nosso blog que sempre traz novidades na área.

Top