O que faz um social media? Conheça 4 funções

O que faz um social media? Conheça 4 funções
30 de outubro de 2017 Belas Artes

social media

Você já cronometrou quanto tempo passa por dia perdido pelas redes sociais? Quando menos percebemos já se passaram horas. E quem nunca deu de cara com alguma marca sendo engraçadinha no Youtube, interagindo com as pessoas no Facebook e até mesmo conversando com outras marcas no Twitter?

Numa dessas você já parou para pensar que atrás daquele perfil existe um profissional bastante gabaritado e que passa o dia todo trocando memes com um monte de gente diferente? Já parou para pensar que essa pode ser a sua profissão daqui alguns anos? Imagina só: ser pago para conversar com as pessoas nas redes sociais. Não é uma má ideia, não é mesmo?

Se você é dos nossos e gosta de conversar na internet, esse texto é para você. Veja agora o que faz um social media e já comece a planejar um futuro bem divertido.

1. Monitoramento de redes sociais e web em geral

Uma das funções do social media que muitas pessoas não conhecem é o monitoramento das redes sociais. Ou seja, entender tudo o que as pessoas estão dizendo. Bom, não exatamente tudo, não dá tempo para fazer isso. Mas todas as mensagens que, de alguma forma, tenham uma ligação com o mercado ou o assunto que a sua marca está inserida.

Por exemplo, o social media da Netflix sabe tudo sobre os seriados que ele promove e sobre os seriados da concorrência, como aquele dos dragões da HBO (você sabe qual). Mas também sobre lançamentos de novos sabores de pipoca e até mesmo se vai chover no fim de semana.

2. Análise de dados e informações

Depois que o social media faz o monitoramento (e até mesmo durante esse processo), é importante que ele saiba entender o que aquelas coisas todas querem dizer. Afinal de contas, de nada adianta ter uma informação e não fazer nada com ela, não é mesmo? Chega então a hora da análise dos dados.

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Continuando o mesmo exemplo de antes, imagine que o social media saiba que vai chover no próximo fim de semana e que a maioria das pessoas está xingando muito no Twitter porque seus planos fora e casa foram arruinados. Sob o ponto de vista da Netflix, esse é o momento ideal para iniciar uma campanha de divulgação de uma das suas produções. E essa conclusão não seria possível sem um social media trabalhando intensivamente.

3. Produção de conteúdo especializado

Nós já entendemos que o monitoramento e a análise dos dados foram importantes para identificar uma oportunidade. E agora chega a hora de produzir o conteúdo que será postado para aproveitá-la. Entre as duas opções a seguir, o que você faria: escreveria um post falando mal da chuva também ou usaria um gif de uma cena clássica do cinema para dizer que o fim de semana de maratona de seriados está chegando?

Se você respondeu a opção dois, ligue seu alerta: sua carreira nas redes sociais pode ser promissora. O segredo aqui é usar a mesma linguagem que o seu público usa. Além de mostrar a personalidade da marca. Por isso, o social media de respeito deve ser fera em produzir conteúdo especializado.  

4. Interação com o timing perfeito

Postar um conteúdo legal já é meio caminho andado. Mas fazer isso, virar as costas e deixar o negócio pegar fogo é igual jogar um assunto polêmico na roda e sair para ir ao banheiro sem responder ninguém. É nessa hora que o timing perfeito do social media faz toda a diferença.

Ele não só deve estar preparado para os comentários, como deve saber interagir com a mesma precisão do post que criou. São esses os momentos que fazem as pessoas gostarem ainda mais da marca. Pelo simples fato de que ela continua a conversa e faz parte dela sem parecer forçada demais, sabe como é?

O social media é um profissional de sorte. Afinal de contas, ele passa o dia todo interagindo nas redes sociais. E quem nunca sonhou com um emprego desses? Mas ele também deve ter conhecimento sobre diversas áreas, desde a comunicação social em si, passando por um entendimento sobre o comportamento das pessoas e até mesmo manjar tudo de cultura pop.

Você acha que tem o que é preciso para se tornar uma fera nas redes sociais? Conte nos comentários com qual marca você gostaria de trabalhar!

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