Curso de artes visuais: por que ele é essencial para quem quer trabalhar com HQ?

Curso de artes visuais: por que ele é essencial para quem quer trabalhar com HQ?
30 de outubro de 2017 Belas Artes

curso de artes visuais

Você curte histórias em quadrinhos? Para muita gente as HQs foram a porta de entrada no mundo da leitura e também das artes, graças às suas incríveis ilustrações. Você sabia que esse universo é uma possibilidade de carreira artística e criativa?

Você pode se perguntar: mas, calma aí, que curso devo fazer se eu quiser trabalhar com HQ? O mais próximo ao seu objetivo é o curso de artes visuais. Para entender porque essa formação é essencial para sua vida profissional, é só continuar a leitura no post que preparamos!

O curso de artes visuais

A área reúne todas as formas de representação visual, desde as estáticas até as dramáticas, como o cinema. O curso existe desde a década de 1970, e no começo era voltado para a licenciatura, formando professores nas artes plásticas, cênicas e desenho.

Hoje em dia, já é possível fazer o curso de bacharelado em Artes Visuais.

O bacharelado em Artes Visuais

Com o bacharelado, o aluno se desenvolve como artista, através da pintura, escultura e outras linguagens visuais que são vistas no curso.

Você não poderá ensinar em escolas ou universidades, mas poderá trabalhar em museus, fazendo curadoria, e em galerias privadas.

A licenciatura em Artes Visuais

Se quiser ensinar, ainda é possível complementar a formação de bacharel com a licenciatura, já que boa parte do curso das habilitações é semelhante.

Com a licenciatura no curso de artes visuais, o aluno aprenderá também as disciplinas relacionadas à didática e educação.

Algumas das disciplinas estudadas nas duas habilitações (o bacharelado e a licenciatura) são: plástica, linguagem do desenho, estética, expressão artística, comunicação humana, filosofia e linguagem tridimensional. Você já deve estar fazendo ligações com o ramo das histórias em quadrinhos, certo?

A importância para quem deseja trabalhar com HQ

Por ser tão abrangente, envolvendo diversas áreas artísticas referentes ao belo, criativo e inovador, o curso de artes visuais formará profissionais com noções incríveis sobre pintura, colagens, fotografia, gravuras, cinema e até um pouco de paisagismo. Olha, que máximo!

Todas essas áreas são importantes para quem trabalha com ilustrações. Seja qual for o estilo que o profissional que trabalhe com histórias em quadrinhos pretende seguir. Um aprendizado generalista poderá ser fantástico para a especialização em HQs.

A vivência com os diferentes materiais e o aprofundamento da história e tendência das artes visuais estimula a criatividade, transformando o profissional em um artista que consegue captar e transmitir sensações de uma forma diferente.

Você pode se perguntar: mas eu preciso mesmo de uma formação acadêmica para trabalhar com HQ? Não, mas imagine o diferencial competitivo que isso trará no mercado de trabalho! Com a formação acadêmica, será possível realizar tarefas que vão além do conhecimento básico de desenho. E isso se dá pela experiência e contato direto com profissionais das mais diversas áreas, reconhecido pelo seu diploma.

Além da oportunidade de estágio, que já pode ser específico na área que o estudante deseja, nesse caso o mundo dos quadrinhos. O estágio traz a parte prática de tudo o que está sendo aprendido e vivenciado na formação acadêmica.

Ou seja, estudando no curso de artes visuais você será um profissional muito mais completo, com o currículo recheado e valorizado. Pode confiar no que estamos dizendo: em um mercado competitivo, isso vale muito a pena!

E então? O que achou do post? Deixe aqui o seu comentário se tiver alguma dúvida ou sugestão.

Top