O que é ensinado no curso de design gráfico?

O que é ensinado no curso de design gráfico?
27 de outubro de 2017 Belas Artes

curso de design gráfico

Escolher a profissão pode não ser uma tarefa fácil. Nem sempre dá pra ter uma ideia concreta do curso que deseja estudar, e quando o aluno entra na faculdade, pode acabar se decepcionando ou descobrindo que a profissão escolhida não era bem o que pensava.

Você já está pensando na sua?

O curso de design gráfico é um desses exemplos que pode confundir a cabeça dos estudantes. Pense com a gente: você sabe o que pode aprender no curso de design gráfico? Este post foi preparado para descomplicar essa questão. Certamente você vai ficar mais bem informado a respeito do que é ensinado nesse curso e como exercer essa profissão:

O que faz um designer gráfico?

O designer gráfico é o profissional responsável pelo desenvolvimento de projetos visuais, seja para a veiculação em mídias impressas ou no meio digital. Ele também trabalha no desenvolvimento de identidades visuais de empresas e na produção de embalagens.

Suas principais atividades estão relacionadas com a criação e definição de aparências: cores, formatos, dimensões, legibilidade e comunicação. Para exercer a profissão, o designer utiliza variadas técnicas e ferramentas diferentes. Por exemplo: a ilustração, a fotografia, tipografia, entre outros.

Então, podemos dizer que a criação de um panfleto, ou o projeto de um livro ou revista, a veiculação de um outdoor ou desenvolvimento de um website, tudo isso é função do designer gráfico.

Que disciplinas são estudadas no curso de design gráfico?

O currículo do curso de design gráfico é elaborado para que os alunos saiam da formação capazes de exercer a profissão em diversas áreas do design. Você gosta mais de desenhar? Poderá ser ilustrador. O seu negócio é internet? Você pode trabalhar com a criação de websites.

curso de design gráfico

O curso tem a habilitação em bacharelado. No primeiro semestre, o aluno tem acesso às disciplinas introdutórias, como: projeto de design, visual bidimensional e tridimensional, além dos fundamentos da história da arte, antropologia cultural e história do design.

Entre outras disciplinas, existe o laboratório de computação gráfica e a ferramenta da tipografia. No segundo e terceiro períodos são estudadas outras ferramentas fundamentais para o designer gráfico, são elas: ergonomia, estética, semiótica, desenho construtivo, identidade visual, lettering e caligrafia, linguagem fotográfica e geometria descritiva.

Também começarão a ser abordados o design de identidade visual, design de embalagem e design emocional. Juntamente com o branding, história da arte latino-americana e história da arte moderna e contemporânea. É muita variedade, não é? Mas não para por aí.

Mais para frente ainda são vistas disciplinas como ilustração, games, empreendedorismo, design thinking e vídeo design, entre outras. O curso é concluído com a elaboração de um projeto feito pelo aluno, o chamado TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que é desenvolvido durante os dois últimos semestres.

Onde atuar nessa profissão?

O aluno formado no curso de design gráfico está capacitado a exercer diversas funções nos serviços de comunicação visual, criação e consultoria de imagem. Suas áreas de atuação ainda podem se relacionar com a propaganda e projetos especiais socioculturais.

É possível trabalhar em escritórios de design, editoras, agências de publicidade, jornais, empresas de eventos e em demais instituições privadas ou públicas. Além disso, existe a possibilidade incrível de trabalhar como autônomo. Já pensou nisso?

A preparação dos alunos através da faculdade é fundamental. O curso de design gráfico promove a interdisciplinaridade, aliada a uma estrutura com equipamentos de ponta para que os trabalhos e projetos sejam desenvolvidos com maestria. Além de contar com empresas parceiras, a fim de que os conhecimentos em sala possam ser aplicados a clientes reais.

Tirou todas as dúvidas? Se ainda tiver alguma pode deixar aqui o seu comentário!

Top