Melhores destinos de intercâmbio para as áreas criativas

Quem trabalha com as ideias precisa estar num ambiente cultural estimulante, jovem e divertido

Melhores destinos de intercâmbio para as áreas criativas
22 de setembro de 2017 admin

Para quem tem vontade de realizar um curso de intercâmbio, uma dúvida tão comum quanto “Que roupa eu devo levar na mala?” é “Qual destino oferece as melhores condições para a minha área de estudo?”.

Se no seu caso esta área está ligada à criatividade, não basta que o país tenha uma estrutura de ponta e serviços de encher os olhos. Quem trabalha com as ideias precisa estar num ambiente cultural estimulante, jovem e divertido, para que os insights apareçam de forma espontânea e despretensiosa – como uma viagem de férias.

Que tal conhecer os endereços mais inspiradores para cada tipo de criativo?

Arquitetura e Design

Os arquitetos e designers não devem pensar duas vezes antes de escolher a Itália como ponto de chegada! O desenho de cidades únicas como Veneza e Roma, sem contar no histórico artístico da cultura italiana, fazem do país europeu o destino perfeito para quem procura inspiração para formas. Algumas instituições que oferecem cursos nas áreas são a Nuova Accademia Di Belle Arti (NABA), em Milão, e o The Florence Institute of Design International, em Florença.

Comunicação e Marketing

Trabalhar com comunicação e saber falar inglês é praticamente um sinônimo nos dias de hoje. Mas a prática da língua inglesa é apenas uma das vantagens de quem escolhe a Inglaterra como local para vivenciar uma experiência de intercâmbio. Caracterizado como um ambiente extremamente cosmopolita, um período no país faz toda a diferença para os profissionais que precisam conhecer adquirir repertório cultural. Apenas na cidade de Brighton, perto de Londres, é possível encontrar cursos interessantes em duas universidades: a de Brighton e de Sussex.

Empreendedorismo

Quando o assunto é intercâmbio, não é surpresa que os Estados Unidos apareça logo nas primeiras posições entre os destinos mais procurados. Para os empreendedores interessados em uma experiência no exterior, o país que é sede das empresas mais inovadoras, como Google e Facebook, representa a melhor opção. O Boston College, na cidade de Boston, tem programas especiais para quem deseja capacitar o próprio negócio ou criar inovações para outras corporações.

Moda

É muito difícil citar a França e não se lembrar de moda, concorda? A associação também vale pra quem busca uma formação na área fashion. Berço de grifes tradicionalíssimas como Chanel, Dior e Louis Vuitton, o país – que mais parece uma grande passarela – transborda referência de moda para todos os moradores e visitantes. A Esmod Internacional (Ecole Supérieure de Créateurs de Mode), criada em 1841 e reconhecida como a primeira universidade de moda do mundo, é uma das instituições que recebem estrangeiros.

Artes e Fotografia

A terra do tio Sam merece uma segunda indicação na nossa lista. Responsável por presenciar o nascimento das principais vanguardas artísticas do século XX, os Estados Unidos tem, hoje, um dos mercados de arte mais profissionalizados e fortalecidos do mundo. Se a gente ainda considerar a existência de Hollywood e a expertise técnica dos norte-americanos no campo do entretenimento, podemos falar dos EUA como a aposta mais certa para os estudantes de arte e fotografia. Procure por estudos na New York Film Academy (NYFA) e na Pennsylvania Academy of the Fine Arts (PAFA).

Curtiu as nossas dicas? Essas são apenas algumas das instituições que oferecem intercâmbio nas áreas criativas. Confira a nossa lista com muitas outras opções e boa viagem:

 

– Camberwell College of Arts

– Central Saint Martins College of Arts and Design

– Centro Gaudí de Arquitectura, Artes y Oficios

– Chelsea College of Art and Design

– Domaine de Boisbuchet

– ESPRI – Escola Superior de Protocol I Relacions Institucionals

– ESSEA – Espacio Europeo de Estudios Avanzados

– FAST – School of Fashion and Accessory Design

– FUA – Florence University of the Arts

– IDEAS – School of Interior Design, Environmental Architecture and Sustainability

– KPU – Kwantlen Polytechnic University

– Language Centre, University of the Arts London

– London College of Communication

– London College of Fashion

– PALAZZI – Florence Association for International Education

– SQUOLA – Center for Contemporary Italian Studies

– The Gabarron Foundation

– UAL – University of the Arts London

– UBC – University of British Columbia, English Language Institute

– Wimbledon College of Art

Top