Como aprofundar uma ideia em 5 passos

Conheça uma ferramenta simples e poderosa para potencializar qualquer ideia

Como aprofundar uma ideia em 5 passos
22 de setembro de 2017 admin

A gente aposta que você já desistiu de uma ideia porque descobriu que o que pensou já foi inventado de alguma forma em algum lugar. Estamos errados?

Mas calma que o ponto aqui não é dar bronquinha em ninguém: não precisa se culpar! O motivo deste post é te apresentar uma ferramenta simples, porém muito poderosa, para transformar o menor pedregulho de descoberta em uma rocha sólida de criatividade.

Estamos prontos para começar! Mas antes, um pouquinho de história.

Laboratório dos Incas

Se você teve algum contato por fotos ou mesmo já visitou as ruínas do Império Inca (1100 d.C.-1570 d.C.), provavelmente conhece uma imagem de um de seus laboratórios agrícolas, que buscava as melhores condições de cultivo para espécies diferentes como milho, quinoa, feijão, abóbora, abacaxi, mamão, entre outros.

Em formatos circulares ou semicirculares e com degraus de diferentes diâmetros e níveis de profundidade na terra, estes locais apresentavam variados graus de temperatura, níveis de irradiação solar e ventilação, que possibilitavam o plantio de diversos alimentos no mesmo local.

Analisando estas técnicas de cultivo, Dario Vedana, professor e coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Belas Artes, percebeu muitas semelhanças entre o método dos incas e a forma como as ideias e soluções eram testadas em um laboratório. Foi daí que surgiu o processo do Muray Lab!

As 5 etapas para uma ideia

Inspirada no nome de um sítio arqueológico localizado a 50 km de Cusco – antiga capital do povo inca – no Peru, a metodologia foi criada por Dario para ajudar empreendedores e profissionais no processo de mapear suas ideias e descobrir oportunidades.

A intenção é que, assim como nos laboratórios dos incas, você aprofunde as suas ideias a cada camada. Bora lá?

Top